googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Campanha de vacinação contra raiva começa nesta segunda em SP

Os cães deverão ser levados aos postos com coleira e guia

© Agência Brasil
A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos começa nesta segunda-feira (15) em São Paulo. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 2.276 postos de vacinação na capital paulista. A estimativa, segundo a secretaria, é imunizar 900 mil animais até o dia 28 de agosto, término da campanha.

Para vacinar, o dono precisa levar seu cão ou gato em um dos pontos, com o cartão de vacinação, que é necessário para donos que viajam com seus animais. Caso não tenha o cartão, o posto fornecerá um atestado de imunização com validade de um ano.
Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina -inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio-, exceto os doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).
Os cães deverão ser levados aos postos com coleira e guia. O uso de focinheira é obrigatório para animais bravos. Já os gatos devem ser transportados em caixas para evitar fugas ou acidentes com outros animais.
Os donos de animais também podem imunizar seus animais gratuitamente fora do período de campanha. Porém, em outras datas, a vacinação só é feita em 23 postos fixos.
RAIVA
A raiva é uma doença viral transmitida pela saliva de animais infectados, como cães, gatos e morcegos. Ela afeta o sistema nervoso e gera danos à coordenação motora. Em humanos, é fatal em quase 100% dos casos. A vacinação anual para controle da doença nos animais é apontada medida de prevenção principal contra o contágio humano.
No ano passado, a vacinação foi suspensa, o que gerou preocupação entre profissionais de saúde e veterinários porque a imunização tem validade de um ano.
Apesar disso, a secretaria afirma que São Paulo não registra casos de raiva humana desde 1981. Em animais, o último caso registrado foi em 2011, quando um gato foi contaminado por um morcego.
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, da prefeitura, a suspensão ocorreu por conta de falhas no recebimento das vacinas, distribuídas aos Estados pelo Ministério da Saúde. A imunização gratuita continuou sendo oferecida em 23 postos fixos de vacinação.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que enviou a São Paulo, em novembro de 2015, 901 mil doses para a campanha de vacinação antirrábica. Geralmente, as campanhas ocorrem entre julho e setembro. Segundo o ministério, o envio ocorre conforme a solicitação dos Estados, obedecendo critérios de avaliação de risco epidemiológico. São Paulo não é zona de risco e não apresenta casos da doença em humanos há 35 anos.
O ministério ainda afirmou que as vacinas para a campanha deste ano já estão à disposição dos Estados. "É perigoso haver falhas na vacinação, levamos décadas para erradicar o vírus. Esperamos que este ano tudo ocorra normalmente", diz Marco Ciampi, presidente da ONG de proteção animal Arca Brasil. "O ideal seria que proprietário tivesse fácil acesso gratuito à vacina durante todo o ano. É complicado gerenciar a vacinação de um grande número de animais em dez ou 20 dias", diz.
É grande a mobilização para a campanha. Em 2015, uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que 44% das residências brasileiras possuem pelo menos um cachorro. O instituto estima que haja pelo menos 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos no país. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo