googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

domingo, 9 de outubro de 2016

Navios e marinheiros se encontram em estado de abandono nos portos

A falta de pagamento a empresas prestadoras de serviço de fornecimento de comidas e outras necessidades tem acarretado transtorno a tripulantes

© Divulgação
12 tripulantes turcos do navio Chem Violet, ancorado na cidade de Macaé (RJ), denunciaram a um advogado que estavam há três semanas sem receber suprimento, convivendo com lixo e insetos, doentes e com o risco de pane no navio com 1 milhão de litros de óleo.

De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, este cenário passou a ser comum no mercado de navegação mundial: o abandono de marinheiros que prestam serviços a grandes empresas de transporte.
Quando um navio atraca num país, é recebido por empresas prestadoras de serviços de fornecimento de combustível, comida, entre outras necessidades. Se o dono do navio não pagar esses benefícios, as empresas param de fornecer.
Há casos de navios arrestados por dívidas, e as contas são bloqueadas.Foi necessário entrar com uma medida judicial para que o fornecimento fosse retomado pela Petrobras. Diante das condições relatadas, Cláudio de Castro Freitas, juiz da Vara do Trabalho de Macaé, foi inspecionar o navio.
Lá, os marinheiros relataram que, além de fome, passavam a humilhação de não receber salários por até oito meses, deixando suas famílias sem assistência, algumas despejadas de suas casas. A Petrobras informou que "exige elevado padrão de qualidade técnica das embarcações e dos sistemas de gestão das empresas que os operam".
A empresa reconheceu que o armador "deixou de cumprir suas obrigações" no caso do Chem Violet e que, por isso, a estatal "assumiu diretamente as providências de fornecer provisões ao navio e providenciou o retorno da tripulação para seu país de origem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo