googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Naufrágios deixam quase 240 desaparecidos no Mediterrâneo

Os dados não são ainda exatos, mas calcula-se que o número de vítimas, entre mortos e desaparecidos, chegue a mais de duas centenas

© Reuters
Ao menos 239 pessoas estão desaparecidas no Mar Mediterrâneo após dois naufrágios ocorridos na costa da Líbia, informou a porta-voz da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Carlotta Sami, nesta quinta-feira (3).  

De acordo com Sami, duas pessoas foram salvas nos naufrágios, mas os relatos apontam para mais uma tragédia em alto-mar.   
Antes da confirmação da Acnur, 29 sobreviventes que chegaram à ilha italiana de Lampedusa haviam informado que, em ao menos um dos barcos, havia 140 pessoas. Em choque, eles relataram que mesmo com as péssimas condições para a navegação, há inúmeros imigrantes tentando a perigosa travessia marítima.   
Do grupo que chegou hoje à Lampedusa, a maior parte dos imigrantes está vindo de Guiné. Atualmente, há 700 pessoas na ilha italiana aguardando por transferência para outras unidades de acolhimento.   
De acordo com dados atualizado nesta quinta-feira, antes da tragédia, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) registrava 4.220 mortes ou desaparecimentos na travessia pelo Mediterrâneo.   
O número é o maior da história e supera de longe as 3.771 mortes constatadas em 2014, ano em que mais de um milhão de imigrantes chegaram à Europa. Até novembro deste ano, no entanto, "apenas" 333 mil deslocados chegaram pelo mar ao território europeu, a maioria na Itália e na Grécia. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo