googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Sem vagas em cadeias, carros da polícia voltam a virar celas no RS

Situação voltou a se repetir, entre a noite desta quarta (23) e madrugada desta quinta (24)

© Divulgação / BM
Com presídios superlotados e carceragem servindo de prisão, os presos voltaram a ser abrigados nos carros da Brigada Militar (a PM gaúcha), em Porto Alegre (RS), entre a noite desta quarta (23) e madrugada desta quinta (24).

A superlotação do sistema penitenciário do Rio Grande do Sul fez com que, há um mês, presos passassem a ser mantidos em carros da Brigada, principalmente no Palácio da Polícia - as celas do local, que têm capacidade para seis pessoas, chegam a receber 20 homens.
Quando algum dos detidos das celas é transferido para uma penitenciária, uma "vaga" abre para receber um preso que estava em um carro. Enquanto estão nos veículos, eles precisam ser acompanhados para ir ao banheiro por um policial, por exemplo.
Por volta das 4h, sete carros da Brigada com presos estavam estacionados em frente à 2ª DPPA (Delegacia de Pronto-Atendimento) de Porto Alegre. Segundo uma testemunha, oito presos estavam no interior dos veículos esperando vagas no sistema carcerário.
A 2ª DPPA tem capacidade para abrigar até seis presos, mas está superlotada com dez pessoas.
Na última terça-feira (22), o governo do Rio Grande do Sul anunciou que um ônibus-cela será utilizado para manter os presos quando não houver vagas no sistema prisional.
Com a medida, o Estado pretende evitar que os detidos ocupem carros da Brigada, que deveriam ser utilizados na segurança ostensiva da população. O coletivo ficará em frente à 3ª DPPA.
Desativado em 2013, o ônibus com 46 lugares era utilizado para transportar detentos.
MICRO-ÔNIBUS DEPREDADO
Seis presos depredaram, na manhã do último sábado (19), o micro-ônibus onde aguardavam vagas no sistema prisional do Rio Grande do Sul.
Os detentos eram mantidos dentro do veículo da Brigada Militar, estacionado no Palácio da Polícia de Porto Alegre, desde a tarde de sexta (18).
Segundo a polícia, os seis homens se revoltaram com a espera dentro do veículo da polícia e quebraram os vidros e depredaram o interior do carro com chutes e socos. Após serem contidos, foram encaminhados para a penitenciária de Charqueadas (região metropolitana de Porto Alegre).
Logo depois do caso, outros presos do Palácio da Polícia se revoltaram. Detentos que são mantidos em uma das celas cuja janela está voltada para o pátio colocaram fogo no local. Ninguém ficou ferido, e o incêndio foi rapidamente controlado pelos Bombeiros. Após a limpeza do lugar, os detentos foram realocados na cela. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo