googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Novo método de lavar aviões traz benefícios ambientais e financeiros

Projeto é de autoria de um empresário norueguês

© Reprodução/Youtube
Um empresário norueguês está a um passo de criar sistemas automatizados de lavagem de aeronaves semelhantes aos atualmente em uso para automóveis. Estima-se que a nova tecnologia de lavagem de aeronaves traga benefícios ambientais e poupe milhões.

Embora o projeto, que deverá contar com tecnologias avançadas para lavar e degelar aviões, atualmente só exista como um modelo em miniatura instalado dentro da antiga sala de embarque no aeroporto da cidade norueguesa de Skien, a UE deposita esperanças no projeto e contribuiu com 24 milhões de coroas norueguesas (US $ 2,8 milhões), informou a emissora norueguesa NRK.
"Agora vamos nos concentrar em expandir esse modelo", disse Svein Gunnar Maeland à NRK. Maeland está convencido no seu projeto, que foi elaborado para economizar grandes somas às companhias aéreas. "O efeito é tremendo: uma companhia aérea com 100 aeronaves vai economizar entre 80 e 100 milhões de coroas [US $ 9 a US $ 11,5 milhões] por ano apenas com a redução em custos de combustível", argumentou Maeland. Além disso, a nova tecnologia é mais ecológica e permite uma redução drástica no consumo de glicol ao remover o gelo da aeronave.
De acordo com o empresário, a ideia do projeto surgiu após um grande atraso no voo durante o Natal de 2009, quando o irmão mais velho de Maeland ficou retido no aeroporto de Amsterdã, Schiphol, bloqueado pela neve por dois dias. O longo atraso foi naturalmente tema de conversa para a família até ao fim da época natalícia. Foi o irmão mais novo da família, que dirige um negócio de lavagem de carros, que sugeriu a ideia de aplicar os princípios de seu negócio às aeronaves.Svein Gunnar Maeland avançou com desenhos, esboços e planos. Em 2010, ele se associou a uma subsidiária do gigante norueguês Kongsberg e acabou atraindo mais investidores e parceiros.
No verão de 2015, ele desenvolveu um modelo que demonstrou o princípio de lavagem do avião. O apoio maciço da UE, que chegou como um presente de Natal para Maeland, permitiu que o projeto fosse finalizado. "Estou muito animada com o financiamento da UE, a ideia é tão engenhosa que eu apenas esperava que a UE entendesse o seu ponto de vista", disse a prefeita de Skien, Hedda Foss Five, à NRK. Com informações da Sputnik Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo