googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

domingo, 31 de julho de 2016

Bandidos assaltam no Túnel Rebouças por dois dias seguidos

A ação ocorreu um dia após um arrastão no Elevado Paulo de Frontin, próximo ao acesso ao túnel.

© Divulgação
Mais uma noite marcada por ação criminosa na região do Túnel Rebouças, no Rio de Janeiro.

Pela segunda noite consecutiva, motoristas e passageiros passaram por momentos de terror.
Segundo o G1, dois criminosos em uma moto assaltaram e levaram os pertences dos ocupantes de um carro na segunda galeria.
A ação ocorreu um dia após um arrastão no Elevado Paulo de Frontin, próximo ao acesso ao túnel.
Aterrorizados com os assaltos, pessoas desceram dos veículos e tentaram fugir a pé. Motoristas também utilizaram a contramão para fugir do local. Além disso, alguns automóveis foram abandonados no interior do túnel.

Empreiteira entrega ao MPF provas que incriminam Sérgio Cabral

Carioca Engenharia complementou a sua delação premiada comprometendo o ex-governador do RJ

© Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
O “esquecido” Sérgio Cabral voltou a ser notícia neste domingo (31). É que, segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, em O Globo, a Carioca Engenharia entregou ao Ministério Público Federal provas que incriminam o ex-governador do Rio de Janeiro.

As provas foram passadas ao MPF pelos controladores da empreiteira. Além do peemedebista, os documentos apontam como recebedor de propinas o ex-secretário de Governo de Cabral, Wilson Carlos.
Entretanto, a investigação que envolve Cabral só vai andar com velocidade quando terminarem os Jogos Olímpicos, no dia 21 de agosto.

Mulher se ‘desespera’ em simulador infantil em shopping; assista

Internautas estão se divertindo com o vídeo hilário que foi postado no Facebook; caso aconteceu em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio

© Reprodução / Facebook / Bangu da Depressão
Internautas estão se divertindo no Facebook com o vídeo hilário de uma mulher que resolveu brincar em um simulador infantil em um shopping de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Só que o que era para ser diversão, acabou virando um ‘pesadelo’. A mulher se desesperou com as decidas da montanha-russa virtual, que aparece em uma tela atrás dela.
O vídeo foi postado pelo perfil “Bangu da Depressão”. Assista acima.

Impeachment: protestos devem tomar conta das ruas neste domingo

Milhares de pessoas contrárias e favoráveis à saída de Dilma devem protestar em diversas cidades brasileiras

© Reuters
Cerca de 200 cidades brasileiras terão protestos em função do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e, consequentemente, pela permanência ou pela saída do presidente interino Michel Temer (PMDB), neste domingo (31).

De acordo com o portal R7, 1,5 milhão de pessoas irão às ruas protestar contra a Dilma num movimento conhecido como Vem Pra Rua. Em São Paulo, avenida Paulista e Largo da Batata serão os palcos das manifestações.
No Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo, ocorre o movimento “Fora temer! O povo deve decidir! Defender nossos direitos, radicalizar a democracia”.Ambas as manifestações devem começar às 14h.

Novo antibiótico dentro do nariz funciona até contra superbactéria

A pesquisa ainda está em estágio preliminar e vai levar anos de trabalho, antes de um novo antibiótico poder ser desenvolvido e testado em ensaios clínicos.

© Reuters
A cavidade nasal é um rico ecossistema para cerca de 50 bactérias diferentes. Cientistas na Alemanha descobriram uma bactéria dentro do nariz que produz um componente antibiótico que pode matar diversos patógenos perigosos, inclusive a superbactéria MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina).

De acordo com o G1, a descoberta pode levar um dia a uma nova classe de antibióticos capazes de lutar contra infecções por bactérias resistentes, além de ressaltar a importância do microbioma humano como uma potencial nova fonte.
O componente descoberto pelos cientistas recebeu o nome de lugdunin, que é produzido pela bactéria Staphylococcus lugdunensis, que vive no nariz.
A pesquisa ainda está em estágio preliminar e vai levar anos de trabalho, antes de um novo antibiótico poder ser desenvolvido e testado em ensaios clínicos.

Tiroteio no Texas (EUA) deixa várias vítimas; assista

Tiroteio aconteceu em frente a um bar na cidade de Austin, capital do Texas

© Twitter/Amichai Stein

Um tiroteio em Texas, EUA, fez nesta madrugada de domingo (31) diversas vítimas, noticia a Sky News.
Os disparos aconteceram pelas 3 horas locais (05h no horário de Brasília) no exterior de um bar, em uma rua movimentada de Austin, a capital do Estado. O atirador está à solta.
De acordo com o The Sun, há registro de pelo menos um morto. Trata-se, segundo os serviços de emergência médica, de uma mulher na casa dos 30 anos.
Um vídeo divulgado no Twitter por uma testemunha mostra os momentos de pânico vividos no exterior do Friends Bar, em Austin.
Os habitantes foram aconselhados a evitar o centro da cidade.
A polícia informa que houve dois tiroteios, na mesma hora, em zonas próximas. Ambas as áreas estão seguras.
Update: separate shootings within the same area. Both scenes are secure at this time. PIO responding to identify staging area.

[Notícia em atualização]

Escolas militares farão parte da Universidade da Defesa Nacional

Em 15 de julho, uma tentativa fracassada de derrubar o governo turco deixou mais de 240 pessoas mortas e mais de 2 mil feridas



© Divulgação
Todas as escolas militares turcas serão fechadas e uma Universidade da Defesa Nacional será estabelecida sobre suas bases, anunciou hoje (30) o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

"Escolas militares serão fechadas. Isto será publicado no jornal oficialResmi Gazete dentro de alguns dias. Elas serão unificadas sob a Universidade de Defesa Nacional", disse Erdogan em entrevista.
Em 15 de julho, uma tentativa fracassada de derrubar o governo turco deixou mais de 240 pessoas mortas e mais de 2 mil feridas, sem contar as baixas entre os conspiradores, de acordo com as autoridades do país.
Quase 9 mil militares foram detidos após a tentativa de golpe, de acordo com o primeiro-ministro turco Binali Yildirim.

Estado Islâmico ataca campos de petróleo e de gás no Iraque

Três dos autores do ataque morreram, um deles conseguiu escapar

© Reuters
O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade por dois ataques em um campo de petróleo e uma estação de gás no Iraque neste domingo, os quais deixaram ao menos quatro mortos.

Quatro homens-bomba atacaram o campo de petróleo de Bai Hassan , um dos maiores da região de Kirkuk e que produz mais de 175 mil barris por dia. Três dos autores do ataque morreram, um deles conseguiu escapar. Um incêndio começou poucas horas depois que o primeiro homem se explodiu, destruindo dois tanques.
Mais cedo no domingo, outro grupo de militantes invadiu uma estação de compressão de gás a cerca de 30 quilômetros de Bai Hassan. Eles mataram quatro funcionários da companhia estatal North Oil Co. e destruíram o local com explosivos, segundo reportaram autoridades iraquianas.
O ataque foi o primeiro na área desde que o grupo extremista começou a tomar porções do Iraque em 2014. Os campos estão fechados e a polícia trabalha para desarmar outros sete explosivos improvisados plantados no local pelos autores dos ataques.
Forças iraquianas enfrentaram o grupo extremista em uma série de batalhas desde o final do ano passado. O exército prepara agora uma ofensiva para retirar o Estado Islâmico de Mosul, a segunda maior cidade iraquiana. Após algumas derrotas, o Estado Islâmico voltou a recorrer a algumas táticas de guerrilha, aumentando o número de ataques suicidas contra civis em Bagdá e outras regiões do país. 
Com informações de Estadão Conteúdo.

Detento fica entalado e impede fuga de delegacia no Paraná

Três presos conseguiram passar antes dele; caso aconteceu em Campo Mourão

© Divulgação / Polícia Civil
Um preso ficou entalado em um buraco durante uma tentativa de fuga da delegacia de Campo Mourão (PR), na madrugada deste sábado (30). Antes dele, três detentos conseguiram fugir e seguem foragidos, afirma a Polícia Civil.

A "trapalhada" impediu que 10 a 15 presos escapassem, disse o investigador Marcos Shinnai ao UOL. Segundo ele, em outras ocasiões foram encontrados instrumentos como furadeiras improvisadas e outros objetos para fazer buracos.
A delegacia está superlotada. Projetada para 65 pessoas, ela tem cerca de 250 internos atualmente.

Médica é assaltada, infarta e morre horas após o crime em SP

Pediatra sofreu assalto no fim da tarde de sexta-feira (29) em Cubatão, na Baixada Santista

© Reprodução / Facebook / Harolda Romualdo Pacheco
Uma pediatra morreu na noite de sexta-feira (29) após sofrer um assalto em Cubatão (SP), na Baixada Santista. Segundo informações do G1, a médica teve um infarto, foi socorrida, mas não resistiu.

A profissional de saúde Harolda Romualdo Pacheco foi abordada por dois assaltantes enquanto dirigia seu carro na Avenida Bandeirantes, por volta das 18h da sexta. Depois do crime, ela registrou boletim de ocorrência e foi para o hospital onde trabalha. Lá, sofreu infarto e acabou morrendo.
O corpo de Harolda foi sepultado na manhã de sábado (30), no Cemitério Memorial, em Santos. Por meio de nota, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, lamentou o incidente.
"Em meu nome e no da população cubatense, queremos registrar nosso sentimento de pesar pelo falecimento, na noite desta sexta-feira, da médica pediatra dra. Harolda Romualda Pacheco.A dra. Harolda sempre foi uma pessoa muito querida por toda a comunidade, não apenas pela dedicação profissional demonstrada ao longo dos muitos anos em que atuou nesta profissão, como pela atenção e pelo carinho com que recebia todos que a procuravam", escreveu.

Pelo menos 39 são presos por vandalismo no RN

Apenas nesta sábado, 11 pessoas foram detidas, suspeitas de envolvimento com crimes contra o patrimônio público

© Reprodução / WhatsApp
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) informou que 11 pessoas foram detidas neste sábado (30) suspeitas de envolvimento em atos de vandalismo no Rio Grande do Norte. Com isso, o número de detidos após a série de ataques que vem acontecendo em Natal e no interior do estado chega a 39.

Na noite desta sábado,inclusive, criminosos atearam fogo no pátio da Delegacia Geral de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Degepol), localizada na Zona Oeste da capital do estado. Ao menos 10 veículos foram atingidos pelas chamas.
Segundo informações do jornal Tribuna do Norte, ao menos 36 ocorrências semelhantes foram registradas, sendo a maioria (31) relacionada a queima de ônibus e tentativas de disparos de arma de fogo contra prédios públicos. Houve confirmação de ação criminosa em 14 cidades do RN: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José do Mipibú, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Camara e Jardim de Piranhas.

Orgia acaba em morte dentro de motel no Maranhão

Jovem de 20 anos levou um tiro acidental na orelha e morreu a caminho do hospital

© Reuters
Um jovem de 20 anos, morreu após supostamente levar um tiro acidental na orelha esquerda dentro de um motel, no Maranhão, no último sábado (30).

De acordo com o G1, o jovem identificado como Washington Luís Cantanhede Santos Filho, estava acompanhado de duas mulheres quando aconteceu o disparo.
Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu à gravidade do ferimento e morreu a caminho do hospital.
A polícia está investigando as circunstâncias do possível acidente. A arma pertence ao pai da vítima que é policial.

Padre é preso por dirigir bêbado na Bahia

Religioso tentou fugir de uma blitz realizada nas imediações do trevo da BR-418 com a BR-101, quando foi visto pelos agentes.

© Divulgação
A polícia prendeu em flagrante um padre de 40 anos que dirigia bêbado no município de Nova Viçosa, na Bahia, no último sábado (30).

O religioso conduzia um veículo pertence à Igreja Católica e tentou fugir ao se deparar com uma blitz nas imediações do trevo da BR-418 com a BR-101, quando foi visto pelos agentes.. As informações são do G1. 
O padre foi interceptado após dirigir am alta velocidade. No interior do veículo os policiais encontraram uma garrafa de cachaça pela metade e uma garrafa de vinho e conhaque, segundo a PM. O teste do bafômetro comprovou a embriaguez.
Ele foi liberado após pagar uma fiança no valor de R$ 400. Já o carro usado por ele, permanece na unidade policial para passar por perícia. 

Taxista despenca na Baía de Guanabara ao tentar fugir de assalto

Até o momento, nenhum corpo ou vítima com vida foi resgatado

© Divulgação
Ao tentar fugir de um assalto, um taxista que não teve a identidade revelada, despencou dentro do próprio veículo na Baía de Guanabara, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, no fim da noite de sábado (30).

Segundo o Jornal O Globo, a vítima estava com o carro estacionado debaixo de uma árvore, quando teria sido abordado por dois assaltantes. No susto, o condutor, engatou a marcha à ré e caiu no mar.
Testemunhas relatam que a vítima chegou a gritar por socorro momentos antes de o veículo cair. Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros foram acionados. Até o momento, nenhum corpo ou vítima com vida foi resgatado.

76 crimes contra estrangeiros foram resgistrados em sete dias no Rio

As ocorrências são 58% maiores do que a semana anterior a abertura da Vila Olímpica

© Wikipedia
Desde abertura da Vila Olímpica no domingo passado (24), o Rio de Janeiro já registrou 76 crimes contra estrangeiros em apenas sete dias, ou seja, uma média de 15 crimes por dia.

Durante este período, os registros são 58% maiores do que a semana anterior a abertura da Vila, quando 48 turistas de fora do país foram afetados. O levantamento foi feito pelo Jornal Extra.
CRIMES
Dos crimes registrados, 92% foram furtos e roubos, e dos 34 assaltos, 18 envolveram o uso de arma de fogo.
A maior parte dos crimes ocorreram na Zona Sul do Rio (76%), mas já houve registros na Vila Olímpica que é patrulhada pela Força Nacional. Um inglês voluntário dos Jogos Olímpicos, teve sua mochila furtada.

Procurado pela Interpol por crimes de guerra é preso no interior de SP

Nascido na Bósnia-Herzegovina foi detido em Indaiatuba na tarde deste sábado (30)

© Reprodução / Interpol
Um homem de 47 anos que era procurado pela Interpol por ter cometido crimes de guerra foi detido pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar na tarde deste sábado (30) em Indaiatuba (SP).

Segundo informações da G1, Nikola Ceranic era policial na Bósnia-Herzergovina. Ele era procurado para cumprir sentença por ter atuado num grupo de guerrilha no país. Seu mandado de prisão foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal.
O caso será registrado pela Polícia Federal de Campinas. O homem foi capturado após trabalho conjunto do Ministério Público Federal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Diego Hypólito recebe ordem para largar redes sociais durante os Jogos

Determinação partiu do treinador do ginasta, que quer foco total na Olimpíada

© Getty Images
Diego Hypólito é um usuário assíduo das redes sociais, principalmente do Instagram. Mas durante os Jogos Olímpicos, o ginasta não poderá chegar perto do mundo virtual, tendo que se comunicar com a família somente pelo telefone. Até o WhatsApp está no pacote de proibição.

Segundo apurou o UOL Esporte, a ordem veio de Marcos Goto, treinador do ginasta. Ele quer foco total dos atletas nas competições. E a determinação também serve para Arthur Zanetti, que ao lado de Hypólito é uma das principais esperanças de medalhas para o Brasil na Rio 2016.

Um dos objetivos também é fazer com que os atletas não vejam críticas na web, o que pode tirar a concentração deles.
Hypólito fez a sua última publicação no Instagram na quinta-feira (28). Agora ele já está concentrado com a delegação brasileira. Confira abaixo:


sábado, 30 de julho de 2016

Em inauguração de linha de metrô, Temer diz que câncer foi 'útil' para Pezão

Em discurso a cinco dias para a abertura da Olimpíada, disse que "o Brasil precisa de paz, e nada melhor para isso do que o esporte"

© Reuters
O presidente em exercício Michel Temer participou, neste sábado, da inauguração da linha 4 do metrô do Rio, que liga Ipanema, na zona sul, a Barra, na zona oeste. Em discurso a cinco dias para a abertura da Olimpíada, disse que "o Brasil precisa de paz, e nada melhor para isso do que o esporte".

Otimista em relação ao sucesso do evento, Temer ainda afirmou que os Jogos Olímpicos "demonstrarão a unidade do Brasil e nossa capacidade obreira".
Durante o discurso, o presidente em exercício cometeu uma gafe ao cumprimentar o governador afastado Luiz Fernando Pezão, em rara presença pública, depois de cinco meses de tratamento contra o câncer. "Pezão está até mais bonito, acabou sendo uma coisa útil para o Pezão", discursou.
O governador do Rio foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, tipo de câncer linfático, em março. Ele entrou de licença médica, prevista para terminar em 31 de agosto. Pezão passou por seis ciclos de quimioterapia e foi dispensado dos últimos dois depois que os resultados de exames mostraram "resolução precoce" do câncer.
A previsão total de gastos na linha 4 do metrô Ipanema - Barra é de R$ 9,7 bilhões. A obra é do Governo do Estado com suporte financeiro do Governo Federal, em parceria público-privada (PPP). É a empreitada mais atrasada e cara dos Jogos Olímpicos: será inaugurada na segunda-feira, 1º de agosto, mas a princípio só para a "família olímpica" - usuários credenciados para os Jogos. Inicialmente, o trecho deveria estar pronto no início de 2016, mas atrasos já deixaram uma das estações para 2018. Com informações do Estadão Conteúdo.

Chevrolet Corvette se torna carro elétrico de rua mais rápido do mundo

Esportivo trocou motor V8 por um elétrico de 600 cv para alcançar 330 km/h.
Recorde anterior era do mesmo veículo, que havia atingido 300 km/h.

 (Foto: Reprodução / Facebook / Genovation)
O feito acelerar até os 330 km/h sem emitir poluentes, foi alcançado pelo Chevrolet Corvette GXE preparado pela empresa americana Genovation. A marca quebrou o recorde de carro elétrico de rua mais rápido do mundo. Até então, o recorde era do próprio GXE, de 300 km/h, obtido em fevereiro.

Segundo informações do Auto Esporte. Para construir o GXE, a empresa utilizou uma versão Z06 do esportivo da GM. No lugar do tradicional motor V8 de 7 litros, foi instalado um motor elétrico e baterias de 44 kW.
A potência ultrapassa os 600 cavalos, e o torque é de 78,8 kgfm. O feito foi alcançado em uma pista de pouso de aviões no estado americano da Flórida.
Chevrolet Corvette elétrico alcançou 330 km/h (Foto: Reprodução / Facebook / Genovation)

Homens armados invadem Lojas Pernambucanas e mantém reféns em SP

Ao menos seis pessoas estão sob custódia dos criminosos; caso acontece em Perdizes

© DR
Criminosos armados invadiram uma filial das Lojas Pernambucanas na manhã deste sábado (30), em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo.

De acordo com o G1, o bando mantém pelo menos seis pessoas como reféns. O estabelecimento fica no número 177 da Rua Cardoso de Almeida.
A Polícia Militar diz que o grupo está armado com fuzis calibre 12, além de outras armas com cano longo.

Dana White desmente boatos sobre Ronda Rousey estar grávida

Suposta gravidez foi apontada pela lutadora brasileira Cris Cyborg

© Reuters / USA Today Sports
Dana White negou que Ronda Rousey está grávida. O boato da gravidez da lutadora americana foi apontado pela brasileira Cris Cyborg.

De acordo com o site Combate, o presidente do UFC entrou em contato com a ex-campeã para saber a veracidade da notícia. Rousey então disse ao todo poderoso do Ultimate Fighting, organização da qual ela faz parte, que a história não passava de uma mentira.
Ronda possui um relacionamento com o também lutador do UFC Travis Browne.

Chuvas de monção matam pelo menos 52 na Índia

Outras dezenas de milhares de pessoas tiveram que abandonar suas casas por causa das cheias

© Reuters
Autoridades da Índia tentam resgatar milhares de pessoas que ficaram ilhadas em vilas inundadas, após uma semana de fortes chuvas deixar pelo menos 52 mortos. Outras dezenas de milhares de pessoas tiveram que abandonar suas casas por causa das cheias nos Estados de Bihar, no leste do país, e Assam, no nordeste.

Um porta-voz do governo disse que 26 mortes foram registradas em Assam, onde as chuvas incessantes causaram estragos em rodovias e danificaram cabos telefônicos em vários distritos. O ministro do Interior, Rajnath Singh, sobrevoou as áreas mais atingidas, neste sábado, e disse que as enchentes eram "muito sérias".
Outras vinte e seis mortes foram reportadas no Estado de Bihar, no leste indiano, devido a afogamentos e ao desabamento de casas em dez distritos vizinhos ao Nepal.
As enchentes são uma ocorrência anual em Assam, Bihar e outras partes da Índia, durante a temporada de chuvas de monções entre junho e setembro. 
Com informações de Estadão Conteúdo.

Venezuela obriga cidadãos a trabalhar no campo para conter crise

Para combater a escassez de alimentos no país, o decreto estabelece o trabalho por um período de 60 dias podendo ser estendido

© Reuters
Cidadãos venezuelanos podem ser obrigados a trabalhar nas fazendas para combater a escassez de alimentos. A decisão é fruto do mais recente decreto da Venezuela, estabelecido na última quinta-feira (28).

De acordo com o site Infomoney, o decreto estabelece que funcionários do setor público e privado podem ser forçados a trabalhar com agricultura nos campos do país por um período de 60 dias que, se necessário, pode ser estendido.
Mesmo trabalhando no campo, os funcionários deverão continuar recebendo seu salário normal e não poderão ser demitidos do emprego. Esta é uma das formas encontradas para que a Venezuela saia da crise.

Lei da Ficha Limpa pode tornar Lula inelegível

Lula se tornou réu na Operação Lava Jato e pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, caso seja condenado

© Reuters
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se tornou réu na Operação Lava Jato. No entanto, o petista reafirma que gostaria de ser candidato à Presidência da República novamente.

O Blog do Josias de Souza, do UOL, destaca que a vontade de Lula pode ser barrada, uma vez que o ex-presidente convive com o medo de ser preso e com o receio de se tornar inelegível por oito anos.
O colunista explica que, essa hipótese, Lula iria ficar de fora das próximas duas sucessões presidenciais —2018 e 2022. Além disso, o petista seria o primeiro ex-presidente da República a ser enquadrado numa lei que ele próprio sancionou: a Lei da Ficha Limpa (número 135/2010).
Lula é acusado de tentar obstruir a Lava Jato e também alvo de mais três denúncias que estão sob responsabilidade da força-tarefa de Curitiba. O ex-presidente é suspeito de ter recebido favores das empreiteiras Odebrecht e da OAS. Ele pode ser acusado de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, explica o blog.
LEI DA FICHA LIMPA
A Lei da Ficha Limpa foi sancionada em junho de 2010 pelo ex-presidente Lula. A regra cita 14 hipóteses de inelegibilidade. Os enquadrados na Lei ficam banidos durante oito anos e não podem se candidatar às eleições.
Segundo a lei, para que um político seja considero “ficha suja”, sua condenação precisa ser confirmada por um “órgão judicial colegiado.” Assim, os direitos políticos de Lula seriam suspensos, por exemplo, se o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, confirmasse uma eventual condenação decretada por Sérgio Moro.
O blog recorda que, nesta sexta-feira (29), Lula afirmou: “Se o objetivo de tudo isso é me tirar de 2018, isso não era necessário, a gente escolheria outro candidato mais qualificado, mas essa provocação me dá uma coceira''.
Em seguida, Lula frizou age dentro da lei: “Duvido que tenha alguém nesse país que seja mais cumpridor da lei do que eu, que respeite mais instituições do que eu", afirmou o ex-presidente.

VLT fica destruído após colisão com ônibus no Rio de Janeiro

Acidente teria acontecido após o motorista do ônibus avançar um sinal vermelho

© Reprodução / Facebook / Rio de Nojeira
Uma composição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Rio de Janeiro ficou com a frente destruída após colidir com um ônibus na noite desta sexta-feira (29), no centro da capital fluminense.

Segundo o jornal Extra, que ouviu testemunhas, o ônibus - que faz transporte de funcionários e alunos da UFRJ - bateu com o bonde após avançar um sinal vermelho. O motorista, Altair Aguilar Amaral, de 35 anos, negou ter avançado o sinal. Os três passageiros que estavam no veículo não sofreram ferimentos.
O VLT está em operação há dois meses, sendo esse o primeiro acidente envolvendo os novos bondes elétricos e outro veículo na Cidade Olímpica.

Bandidos fazem arrastão e causam pânico na entrada de túnel no Rio

Motoristas tiveram pertences roubados no acesso para a Zona Sul do Túnel Rebouças; caso aconteceu na noite desta sexta-feira

© Reuiters / Ricardo Moraes
Um arrastão causou pânico nos motoristas e passageiros que transitavam pelo Elevado Paulo de Frontin, no acesso ao Túnel Rebouças, no sentido Zona Sul da capital fluminense. O caso aconteceu no fim da noite desta sexta-feira (29).

De acordo com o jornal O Globo, que ouviu testemunhas, o crime foi cometido por dois bandidos, que levaram pertences de pelo menos três carros. A ação teria começado após um acidente entre uma moto e um carro. Com o congestionamento causado, os assaltantes, que estavam em uma motocicleta, agiram. Houve correria e abandono de automóveis.
“Eram dois jovens, armados, em uma moto. Pareciam estar nervosos e eram violentos. Está horrível. Tem polícia e exército nas ruas e essas coisas continuam a acontecer. Isso em uma via expressa importante como essa aqui”, disse uma vítima à reportagem do Globo.
O policiamento na região foi reforçado. Já o motociclista ferido no acidente antes do arrastão foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro.

Justiça aceita denúncia de homicídio contra PM em São Paulo

MP-SP denunciou o soldado Luís Izidoro pela morte de Brian da Silva por "motivo fútil e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima"

© DR
A juíza Renata Ferreira dos Santos Carvalho, da 2ª Vara Criminal de Ourinhos da Justiça de São Paulo (TJ-SP), aceitou a denúncia do Ministério Público do estado (MP-SP) por homicídio contra o policial militar Luís Paulo Izidoro, que disparou contra Brian Cristian Bueno da Silva, 22 anos, durante uma abordagem a um veículo em que o rapaz era passageiro, na madrugada do dia 9 de junho em Ourinhos, no interior de São Paulo.

O MP-SP denunciou o soldado da Polícia Militar (PM) pela morte de Brian por “motivo fútil e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima”. Segundo os outros quatro jovens que estavam no carro com Brian, eles voltavam de uma festa quando uma viatura policial deu ordem para que parassem.
A ação policial foi motivada, de acordo com os depoimentos, pelo fato de Brian ter pego um dos cones que sinalizavam a via. Em seguida, ele soltou o cone, deixando o objeto novamente na rua. O soldado Izidoro se aproximou gritando, de acordo com os depoimentos. “Ele enfiou a mão pela janela do carro. Segurou assim na blusa [de Brian]”, disse Fabrício Ferreira, 19 anos, motorista do veículo, fazendo um gesto de torção com o punho. “Mandando ele descer do carro e, dali a pouco, já foi o disparo. Não deu tempo de ninguém fazer nada.”
A bala atingiu Brian na clavícula, próximo ao pescoço. De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal de Ourinhos, Brian morreu pela hemorragia decorrente da perfuração de um dos pulmões.
Imagens de câmeras
No documento do MP-SP, o promotor Silvio da Silva Brandini acrescenta que imagens de câmeras de segurança de um estabelecimento comercial localizado em frente ao local da morte de Brian mostraram que “entre o momento em que o policial militar Luís Paulo saca e dispara a arma de fogo decorreram apenas três segundos”.
A promotoria concluiu que o policial agiu por “motivo fútil” porque matou Brian por ele ter mexido em um cone de sinalização, além de agir na impossibilidade de defesa, pois o jovem não teve tempo de ter reação à abordagem policial.
Prisão preventiva
No entanto, a juíza não acatou o pedido de prisão preventiva do denunciado, justificando que não houve alteração das circunstâncias fáticas que conduziram ao indeferimento do pedido anterior. “Não há evidências de que a liberdade do réu está colocando em risco a ordem pública ou mesmo a instrução processual”, diz.
O advogado e membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos (Condepe) e do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Ariel de Castro Alves, lamentou que a Justiça não tenha decretado a prisão preventiva de Izidoro, porque, segundo ele, o réu representa perigo para a sociedade, pois há indícios de cometeu um homicídio doloso qualificado.
Segundo Alves, a partir da aceitação da denúncia pela Justiça, “se inicia a primeira fase do processo, onde são ouvidas as testemunhas e analisadas todas as provas até uma possível sentença de pronúncia, que pode determinar o julgamento por juri popular”, em caso de dolo.
Procurada pela reportagem, a Polícia Militar não se posicionou até a conclusão do texto. Com informações da Agência Brasil.
Topo