googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Rússia pretende criar drone-libélula

O drone cabe na palma da mão, sendo, de fato, uma versão de bolso

© Reprodução
A Corporação Unida de Construção de Equipamentos (OPK) vai criar uma versão em miniatura de drone de reconhecimento e outros modelos de drones equipados com sistemas avançados de vigilância.

O anúncio foi feito na quinta-feira (29) pela assessoria de imprensa do consórcio.
De acordo com a entidade, "no momento está sendo elaborada uma linha inteira de drones de vários tipos, cada modelo cumpre determinadas tarefas", conforme as condições meteorológicas e o relevo.
Segundo a fonte, o tamanho do drone equivale ao de uma libélula e cabe na palma da mão, sendo, de fato, uma versão de bolso. O aparelho não produzirá qualquer ruído, terá controle de direção excelente e será capaz de manobrar. Embora seu raio de ação não seja grande, será suficiente para realizar missões de reconhecimento em combate de proximidade e operações antiterroristas.
Outra vantagem do drone-libélula é o custo, que não será alto, sendo bastante fácil de substituí-lo no caso de perda.
Os drones em miniatura vão transmitir vídeos e fotos no formato HD em tempo real.
Um aspecto importante é que basta apenas um minuto para o aparelho poder estar pronto para operar, o que facilitaria seu uso por especialistas, ao invés dos drones usados para fins militares e civis, que requerem muito mais tempo de preparação.
O drone-libélula é um análogo do drone holandês Black Hornet que pesa 16 gramas e é usado pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. (SputnikBrasil)

Nanopartículas x HIV na guerra contra a Aids

O líder da equipe do CNPEM, químico Mateus Borba Cardoso, explica que "ainda não temos um tratamento propriamente dito contra o HIV

© Divulgação
O uso de nanopartículas poderá revolucionar o combate ao vírus HIV. Cientistas do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais, de Campinas, SP) estão desenvolvendo estudos que deverão dar mais eficácia ao tratamento da Aids.

O uso de nanopartículas poderá revolucionar o combate ao vírus HIV. Cientistas do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais, de Campinas, SP, estão desenvolvendo estudos que deverão dar mais eficácia ao tratamento da Aids.
O líder da equipe do CNPEM, químico Mateus Borba Cardoso, explica que "ainda não temos um tratamento propriamente dito contra o HIV. O que temos, até o momento, é o que chamamos de prova de conceito, realizada em laboratório. Usamos nanopartículas – partículas muito pequenas, eu me arriscaria a dizer que são partículas 1.500 vezes menor do que o diâmetro de um fio de cabelo – que se fixam às células, impedindo que elas sejam infectadas pelo vírus HIV. Essas nanopartículas são feitas à base de sílica, um mineral parecido com um grão de areia." Segundo o químico Mateus Borba Cardoso, em entrevista exclusiva à Sputnik, o passo mais importante nesta pesquisa já foi dado.
"Conseguimos impedir que o vírus infecte células sadias com o uso destas nanopartículas. Esta é uma grande vitória da nossa equipe de pesquisadores."
Ainda de acordo com o químico do CNPEM, “o trabalho atual é uma evolução de pesquisas anteriores, feito com células virais e tumorais” e que poderia também ser testado para bloquear ou impedir a ação destrutiva do HIV.
De acordo com Cardoso, ainda não se pode precisar, em termos de tempo, quando estas pesquisas poderão se transformar em tratamento efetivo contra o vírus HIV.
"Em Ciência e em Medicina, todas as pesquisas demandam tempo para testes e comprovações de eficácia. Também ainda é prematuro para assegurarmos se estas nossas pesquisas resultarão na fabricação pela indústria farmacêutica de uma pílula ou de uma substância injetável. O que podemos garantir, com absoluta certeza, é que esta nossa pesquisa é uma iniciativa pioneira da Ciência brasileira."
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da Aids, o vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Os infectologistas asseguram que ter o vírus HIV não é, necessariamente, sinônimo de ter contraído Aids. Segundo os médicos e cientistas, há muitos pacientes soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, mesmo assim, estes pacientes podem transmitir o vírus para outras pessoas por meio de relações sexuais desprotegidas (sem uso de preservativos), pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou mesmo da mãe para sua criança durante a gravidez e a amamentação. A Biologia classifica o HIV como um retrovírus, pertencente à subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham propriedades comuns como período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso, e ainda a supressão do sistema imune.

Tom Cruise estrela "Jack Reacher: Sem Retorno”; confira o trailer!

O trailer está repleto de cenas de ação, dignas de um filme com o ator

© divulgação
Tom Cruise será o protagonista do longa “Jack Reacher: Sem Retorno”, continuação do suspense “O Último Tiro” (2012), que teve o trailer divulgado nesta quinta (29) pela Paramount Pictures.

O ator fará o papel do justiceiro Jack Reacher, que ao retornar à base militar onde serviu, descobre que a comandante Susan Turner (Cobie Smulders) foi presa por traição.
O trailer está repleto de cenas de ação, dignas de um filme com Tom Cruise. Confira!

Defesa de Palocci: 'Decreto de prisão em eleições é proibido'

A estratégia da defesa busca esvaziar a ofensiva conjunta da Polícia Federal e da Procuradoria da República que pediram a prisão preventiva do ex-ministro por tempo indeterminado

© dr
A defesa do ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil/Governos Lula e Dilma) protocolou nesta sexta-feira, 30, na 13ª Vara Federal em Curitiba, base da Operação Lava Jato, documento em que sustenta que a lei proíbe "qualquer decreto de prisão em período eleitoral".

O veto à prisão, destaca o criminalista José Roberto Batochio, está previsto no artigo 236 do Código Eleitoral.
A estratégia da defesa busca esvaziar a ofensiva conjunta da Polícia Federal e da Procuradoria da República que pediram ao juiz Sérgio Moro que decrete a prisão preventiva de Palocci, ou seja, por tempo indeterminado.
O ex-ministro foi preso em caráter temporário na segunda-feira, 26, na Operação Omertà, sob suspeita de recebimento de R$ 128 milhões em propinas da empreiteira Odebrecht.
O argumento central da força-tarefa para manter Palocci atrás das grades é a suspeita de que ele teria destruído provas - os investigadores afirmam que sumiram computadores do escritório da empresa do ex-ministro, a Projeto Consultoria, sediada em São Paulo.
"O artigo 236 do Código Eleitoral é taxativo, proíbe qualquer decreto de prisão cinco dias antes e até dois dias depois do pleito, sob pena de responsabilidade", reitera Batochio.
"A lei proíbe a prisão processual, salvo flagrante delito, dado o período de imunidade eleitoral", destaca o criminalista. "Fato é que no parágrafo segundo do artigo 236 está previsto que será responsabilizado aquele que ordenar prisão nessas circunstâncias, com violação à lei."
A defesa de Palocci, que nega recebimento de propinas via Odebrecht, rechaça a versão de que um eventual decreto de prisão preventiva representa apenas uma extensão do regime temporário, cujo prazo esgota-se nesta sexta, 30.
"Ah, mas já está preso sob temporária? Sim, mas converter a temporária em preventiva constitui um novo decreto, que implica um novo fundamento, a adoção de distinta espécie, com diferentes argumentos. Portanto, se trata de uma modalidade de cautela completamente autônoma e diferenciável da prisão temporária. Tanto assim que precisa de um novo despacho para impor a preventiva, um novo decreto."
Na avaliação de Batochio, os pedidos da PF e da Procuradoria "foram apresentados claramente contra a legislação eleitoral".
"Tínhamos notícias de que na Lava Jato impera uma interpretação na área penal muito peculiar no Paraná (base da grande investigação)", ironiza o criminalista. "Vamos ver como a legislação eleitoral será tratada no Paraná, uma vez que o Estado do Paraná ainda faz parte da nossa Federação."
"Temos confiança que, na hipótese de não termos só acusadores, mas termos um juiz independente, equidistante e comprometido com a ordem jurídica, que será rechaçado esse pedido (da PF e da Procuradoria)."
Sobre a suspeita da força-tarefa da Operação Omertà de sumiço de computadores do escritório da Projeto Consultoria, o advogado de defesa é categórico.
"É mais uma ficção. Totalmente furada essa história da acusação. Palocci tinha dois sócios que deixaram a Projeto. Um deles chama-se James Adrian Ortega. Ele saiu da sociedade e levou a torre que tinha o computador com o sistema dele. É só pedir para ele (Ortega) que vai apresentar o equipamento. O segundo computador pertence ao André Palocci (sobrinho do ex-ministro), que está realizando trabalho fora da capital e também levou a torre."
"Essa ficção, essa imaginação sherlockiana de que (Palocci) está destruindo provas é, na verdade, uma ameaça social. Considero uma ameaça social essa maneira arbitrária de interpretar os fatos, segundo uma visão descolada da realidade."

Moro aceita pedido de prisão preventiva de Palocci

uiz alegou que ex-ministro e seu ex-assessor prejudicaram a investigação

© REUTERS/Rodolfo Buhrer
O juiz Sergio Moro decretou a prisão preventiva do ex-ministro Antonio Palocci na tarde desta sexta (30). Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci, também teve a prisão decretada.

Os dois foram presos na última segunda durante a operação Omertà, um braço da Lava Jato. 
Moro alegou que os dois prejudicaram a investigação após a Polícia Federal constatar que desktops foram retirados da sede da consultoria Projeto, empresa ligada ao ex-ministro.
 O decreto de Sergio Moro diz que:
"Defiro o requerido pela autoridade, com manifestação favorável do Ministério Público Federal, para, presentes os pressupostos da prisão preventiva, boa prova de materialidade e de autoria, e igualmente os fundamentos, risco à ordem pública, à aplicação da lei penal e à instrução ou à investigação, decreto, com base nos arts. 311 e 312 do Código do Processo Penal, a prisão preventiva de Antônio Palocci Filho e Branislav Kontic", determinou. "Expeçam-se os mandados de prisão preventiva contra Antônio Palocci Filho e Branislav Kontic, consignando a referência a esta decisão e processo, aos crimes do art. 1.º da Lei nº 9.613/1998 e dos arts. 288 e 317 do Código Penal."

STF envia para Justiça do Rio inquérito de Cunha sobre Furnas

Cunha foi cassado pela Câmara dos Deputados no dia 12 de setembro, por 450 votos a favor, dez contra e nove abstenções

© Reuters
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu nesta quinta-feira, 29, enviar para a Justiça estadual do Rio de Janeiro um inquérito que tramitava na Corte sobre a atuação do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em um suposto esquema de corrupção em Furnas.

"O investigado não mais se encontra no exercício do mandato de deputado federal, razão por que cessou a competência originária do Supremo Tribunal Federal para supervisionar o presente inquérito", argumentou o ministro em seu despacho.
Cunha foi cassado pela Câmara dos Deputados no dia 12 de setembro, por 450 votos a favor, dez contra e nove abstenções. A decisão do plenário encerrou o mais longo processo de cassação na Casa - no total, 336 dias após a representação por quebra de decoro.
A investigação contra Cunha foi aberta em maio deste ano, depois de o ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) apontar em delação premiada a suposta prática de corrupção passiva por parte do peemedebista.
Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Cunha era um dos líderes de uma célula criminosa que teria atuado em Furnas. O procurador-geral acusa o peemedebista de alterar a legislação do setor energético, em 2007 e 2008, para beneficiar seus interesses. Cunha nega as acusações.
"Nos termos da manifestação do Procurador-Geral da República, determino a baixa dos autos à Justiça Comum Estadual do Rio de Janeiro, sem prejuízo de eventual deliberação ulterior em sentido diverso das instâncias ordinárias sobre a competência para a supervisão das investigações. Remetam-se os autos ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, para posterior encaminhamento ao juízo de primeiro grau competente, observada eventual prevenção", escreveu Dias Toffoli em seu despacho.

Tire as dúvidas: perguntas e respostas sobre as eleições municipais

Votação acontece no próximo domingo

© REUTERS/Pilar Olivares
No dia 2 de outubro, os eleitores escolherão novos prefeitos e vereadores em todo o país. Esse ano, as eleições têm novas regras, como previsto pela minirreforma eleitoral de 2015. Confira abaixo as principais dúvidas sobre o pleito.

1 - Qual a data e o horário de votação e de justificativa em caso de falta?
O primeiro turno da votação ocorre sempre no primeiro domingo do mês de outubro e, caso haja segundo turno, ocorrerá no último domingo do mesmo mês, no horário das 8 às 17 horas. Em 2016, o 1° turno será no dia 2 de outubro e o 2° no dia 30 de outubro.
2 - O que acontece se eu não votar?
Você deve justificar sua ausência. Se não o fizer ou se a justificativa não for aceita pelo juiz eleitoral, deverá pagar multa de R$ 3,51. O eleitor que deixar de votar em três turnos consecutivos terá seu título cancelado.
A justificativa pode ser feita no mesmo dia e horário das eleições, em ambos os turnos, quando o eleitor está fora da cidade onde vota.
3 - Se eu não votar no primeiro turno, poderei votar normalmente no segundo turno?
Sim, são eleições independentes.
4 - Como vou saber onde votar?
Consulte pelo site seu local de votação. Você pode ligar também para a Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP, no telefone 148.
5 - Quais documentos devo levar para poder votar?
Você deve levar um documento de identificação com foto. Também é importante levar o título de eleitor. Apesar de não obrigatório, ele possui o número da seção eleitoral, facilitando a identificação da sala de votação.
6 - Tenho dúvida se estou quite com a Justiça Eleitoral ou se meu título ainda é válido. Como fazer?
A pesquisa do número do título e da situação eleitoral pode ser feita pela internet.
7 - Posso votar se estiver em outra cidade ou Estado?
O voto em trânsito é permitido apenas para os cargos de presidente e vice-presidente e ocorre nas capitais e em municípios com mais de 200 mil eleitores.
8 - Qual o sistema de votação adotado para as eleições?
Em todo o país a eleição é por urna eletrônica. Às 17h, quando é encerrada a votação, cada seção fornece o resultado daquela urna, que é encaminhado para totalização. Se houver falha na urna eletrônica, é utilizada cédula de papel.
9 - Como votar na urna eletrônica?
Basta digitar o número do candidato escolhido e apertar a tecla verde 'Confirma'. Caso tenha digitado errado, aperte a tecla laranja 'Corrige'. Isso deve ser feito para cada cargo que estiver em disputa. Há também tecla com a opção para voto em branco. Para anular o voto, é preciso digitar um número inexiste de candidato e apertar 'Confirma'.
10 - Como é o voto de legenda?
O chamado voto de legenda é atribuído a determinado partido. Na votação proporcional (deputados e vereador), o eleitor aperta apenas as teclas referentes ao número da legenda e confirma. A distribuição das vagas na eleição proporcional é feita somando-se todos os votos dos candidatos do partido ou coligação. Os votos de legenda entram nessa conta, aumentando as chances de o partido ou coligação obter mais vagas.
11 - Posso levar 'cola' para votar?
Sim. É possível levar anotados os números dos candidatos para facilitar a votação. Candidatos a prefeito têm dois números e a vereador têm quatro.
12 - Moro no exterior. Posso votar?
Não. Somente nas eleições gerais.
13 - Como acompanho a apuração?
O eleitor pode acompanhar o resultado por meio dos veículos parceiros da Justiça Eleitoral, que podem ser consultados no site. Com  informações da Folhapress.

Secretaria estadual da Educação de SP é pichada com 'Fora, Temer'

A pichação ocorreu em meio a polêmicas envolvendo o anúncio do governo federal sobre projeto de reforma na educação

© Reuters
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, na Praça da República, centro da cidade, foi pichada na madrugada desta sexta-feira (30) com um "Fora, Temer". Funcionários tentam limpá-la.

A pichação ocorreu em meio a polêmicas envolvendo o anúncio do governo federal sobre projeto de reforma na educação, anunciado em 22 de setembro. Na última segunda (26), estudantes se reuniram na capital paulista para protestar contra a reforma.
No último domingo (25), até mesmo o apresentador Fausto Silva, o Faustão, criticou a medida durante seu programa ao vivo na TV Globo. "A educação física os caras iam tirar. Essa porra desse governo nem começou, não sabe se comunicar e já faz a reforma sem consultar ninguém", disse.
Após a pressão de professores e entidades ligadas à educação, o governo de Michel Temer recuou da decisão de acabar com a obrigatoriedade das disciplinas de artes e educação física no ensino médio.
Além da secretaria, outros dois pontos da cidade foram pichados na mesma madrugada: o Monumento às Bandeiras, junto ao parque Ibirapuera, e a estátua do Borba Gato em Santo Amaro, na zona sul.
Os dois monumentos foram manchados com as mesmas cores de tinta: rosa/vermelho, amarelo, verde e azul. Equipes de limpeza da administração municipal já começaram a realizar a limpeza das obras. Com informações da Folhapress.

Anvisa divulga nova lista de medicamentos isentos de prescrição

A relação dos produtos foi definida com base em regras fixadas pela agência em agosto

© Reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) lista atualizada de medicamentos isentos de prescrição. A relação dos produtos foi definida com base em regras fixadas pela agência em agosto, levando em consideração sete critérios para enquadramento dos medicamentos nessa categoria: tempo de comercialização; segurança; sintomas identificáveis; tempo de utilização; ser manejável pelo paciente; apresentar baixo potencial de risco; e não apresentar dependência.

A relação atualizada inclui grupos terapêuticos como antiácidos, antibacterianos tópicos, cicatrizantes, antissépticos nasais, laxantes e tônicos orais. A lista pode ser conferida neste link.
Pela norma, "não são passíveis de enquadramento como medicamentos isentos de prescrição as apresentações do medicamento cuja via de administração seja a parenteral" e "as apresentações que tenham indicação sob prescrição".
Bioisenção
A Anvisa ainda publicou no Diário Oficial a lista de fármacos candidatos à bioisenção baseada no Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB). Nesse rol, há medicamentos genéricos contendo fármacos como cafeína, dipirona e paracetamol. A lista pode ser conferida aqui. Com informações do Estadão Conteúdo.

Temer chama críticos do novo ensino médio de 'vozes dissonantes'

Presidente acrescentou que o tema vinha sendo discutido por técnicos há pelo menos cinco anos

© Reuters / Paulo Whitaker
O presidente Michel Temer (PMDB) rebateu as críticas contra a proposta de reforma do ensino médio. Segundo ele, o intuito da mudança é aproximar o ensino no país do adotado em países mais desenvolvidos.

Temer afirmou que em 2013 houve uma queda abrupta da aprendizagem e defendeu a tramitação por meio de Medida Provisória. Segundo ele, a tramitação de um projeto de lei tradicional tarda 90 dias e depois tranca a pauta, já a MP prevê 120 dias de discussão. O STF vai levar a discussão ao plenário da corte.
Falando a uma plateia de empresários e convidados na revista "Exame", o presidente acrescentou que o tema vinha sendo discutido por técnicos há pelo menos cinco anos e que lembra o antigo modelo do ensino médio, dividido entre clássico e científico.
"É interessante no Brasil que as coisas se renovam para voltar ao passado", afirmou. "Estamos fazendo uma especialização compatível com o que é feito na Europa, nos EUA, na Coreia do Sul."
Ele disse que a medida foi "muito bem recebida", apesar das críticas de vários setores, e que as insatisfações são "vozes dissonantes".
"Essa matéria será suficientemente debatida, assim como já o foi", disse, e defendeu a medida mesmo num governo de menor duração.
"Estamos no governo há pouco tempo, tomando medidas ousadas, porque se não houver ousadia o governo se converte numa covardia, e não vamos fazer nada pelo país. Elas podem ser mal compreendidas num primeiro momento, mas depois darão suporte popular ao governo."
"Temos certeza que daremos um salto de qualidade na educação." Com informações da Folhapress.

O Alquimista, de Paulo Coelho, vai virar filme em Hollywood

A obra já vendeu mais de 65 milhões de cópias

© Getty Images
O livro "O alquimista", do brasileiro Paulo Coelho, vai ganhar as telas do cinema. Os direitos autorais foram adquiridos pela produtora norte-americana TriStar, que comprou os direitos do livro de outra empresa hollywoodiana, a The Weinstein Company, por mais de R$ 16 milhões.

Segundo o Diário de Pernambuco, a TriStar anunciou que pretende iniciar as filmagens no segundo semestre de 2017, para que o filme seja lançado em 2018.
"O alquimista mudou a minha vida quando eu o li pela primeira vez 20 anos atrás. Me ajudou a ter coragem para me arriscar e confiança para seguir meus sonhos", afirmou Kevin Frakes, presidente da produtora.
A obra, que tem o recorde Guinness de livro mais traduzido escrito por um autor vivo, já vendeu mais de 65 milhões de cópias em 56 línguas. A história gira em torno de um jovem que embarca em uma viagem para encontrar um tesouro escondido dentro das pirâmides egipcías.

Na Argentina, 1 em cada 3 pessoas sofre com a pobreza

Informação foi revelada após kirchnerismo esconder dados

© Reuters
Após quase três anos sem estatísticas sobre a pobreza na Argentina, um relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) nesta semana apontou que uma em cada três pessoas no país passa por necessidades.   

Segundo o documento, mais de 32% dos argentinos, cerca de 8,7 milhões de pessoas, vivem na pobreza e 6,3%, 1,7 milhões, estão abaixo da linha da miséria.   
Essa é a primeira vez que os dados são divulgados após a reformulação do Indec, órgão que equivale no Brasil ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado pelo presidente Mauricio Macri logo após assumir o Poder, em dezembro.   
Os últimos dados, divulgados em 2012, apontavam que 5,4% da população do país podia ser considerada pobre. Os números, no entanto, são suspeitos, especialmente diante das inúmeras denúncias de manipulação das autoridades kirchneristas.   
"O que temos agora na Argentina são dados reais. O que tínhamos há alguns meses era uma ficção de números que não respeitavam a realidade. Este é o verdadeiro ponto de partida da Argentina, esta é a realidade", apontou Macri. (ANSA)

Médico salva homem com uma colher e palitos em pleno voo

Tian Yiu usou palitos para estimular os pontos de acupuntura na cabeça do homem

© DR
Um médico salvou a vida de um passageiro a bordo de um avião da Air China usando apenas uma colher, palitos e as próprias mãos.

Segundo o Daily Mail, um dos passageiros do voo CA1478, no dia 23 de setembro, foi encontrado inconsciente e a espumar devido a um ataque de epilepsia.
Depois de a tripulação ter perguntado se havia um médico a bordo, o chinês Tian Yiu, de 38 anos, ofereceu-se para ajudar.
Com formação em medicina tradicional chinesa, Tian Yiu usou palitos para estimular os pontos de acupuntura na cabeça do homem, o que o ajudou a acordar.
Com as próprias mãos retirou o vômito da boca do homem para libertar as vias respiratórias e colocou uma colher na boca dele para que este não mordesse a língua.
O passageiro recuperou a consciência após esta intervenção e Tian Yiu recomendou que ele tivesse medicamentos para epilepsia sempre à mão durante viagens de avião, uma vez que as mudanças na pressão do ar e níveis de oxigênio podem induzir ataques.

Ataque de drone dos EUA mata 15 civis no Afeganistão

Unama informou que alguns militantes podem ter sido mortos no ataque, mas que muitas das vítimas eram civis

© Reuters
Um ataque de um drone dos EUA no leste do Afeganistão deixou ao menos 15 civis mortos e 13 feridos, informou a ONU (Organização das Nações Unidas) nesta sexta-feira (30). A entidade pediu uma investigação independente sobre o incidente.

O ataque ocorreu na quarta-feira (28). Autoridades norte-americanas disseram que os locais atingidos eram dominados pelo Estado Islâmico na província de Nangarhar.
A missão de assistência da ONU no Afeganistão (Unama) afirmou que alguns militantes podem ter sido mortos no ataque, mas que muitas das vítimas eram civis, incluindo estudantes e um professor.
"A Unama reitera a necessidade de todas as partes do conflito em manter suas obrigações sob a lei humanitária internacional", informou a ONU em comunicado.
"A Unama pede ao governo e forças militares internacionais para realizarem uma investigação independente, imparcial, transparente e efetiva sobre este incidente".
Com informações da Folhapress.

PF prende homem que levava cocaína escondida em quadros de Papas

Ele iria embarcar em voo com destino à cidade de Cotonou, no Benim, país no oeste da África

© DIVULGAÇÃO
Na quinta-feira (29), a Polícia Federal prendeu um homem que transportava três quadros com cocaína escondida no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

De acordo com a PF, o suspeito tentava embarcar com a droga escondida dentro de imagens de Papas.
© DIVULGAÇÃO

O homem, um espanhol de 39 anos, aguardava na fila da check-in quando foi abordado por agentes, que perceberam o nervosismo do suspeito. Ele iria embarcar em voo com destino à cidade de Cotonou, no Benim, país no oeste da África.
Ao todo, a PF encontrou na bagagem do espanhol três quadros com fotos de Papas e uma turbina automotiva contendo cocaína nas estruturas internas, totalizando 28kg da droga.
Segundo informações do G1, o preso foi conduzido a um presídio de São Paulo, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Salesforce pede que União Europeia investigue compra do LinkedIn pela Microsoft

(Foto: Reprodução)
A Salesforce, empresa de software corporativo, pediu às autoridades da União Europeia que investiguem questões relacionadas à defesa da concorrência que podem acontecer por conta da compra do LinkedIn pela Microsoft.
A Salesforce, que perdeu a disputa pelo LinkedIn, pediu que as autoridades façam maisdo que uma simples revisão da operação, e afirmou que o negócio ameaça a inovação e a competição no setor. "Ao ganhar acesso à base única de mais de 450 milhões de profissionais em mais de 200 países da LinkedIn, a Microsoft será capaz de negar aos competidores acesso a esses dados e ao fazer isso, obter uma vantagem competitiva injusta", explica Burke Norton, diretor jurídico da Salesforce, em comunicado.
A Microsoft deve buscar aprovação da União Europeia para o negócio nas próximas semanas.
"A Salesforce pode não estar ciente, mas o acordo já foi liberado nos Estados Unidos, Canadá e Brasil. Estamos comprometidos em levar competição de preço ao mercado de CRM (relacionamento de clientes) no qual a Salesforce tem posição dominante", afirma Brad Smith, chefe jurídico da Microsoft.
A revisão preliminar da União Europeia sobre questões de fusões de empresas leva 25 dias úteis, que podem ser ampliados para cerca de 4 meses se problemas sérios forem encontrados.
Via Reuters

Aposentada de 72 anos joga mais videogame que você

(Foto: Reprodução)
Você se acha o rei do videogame só porque passa a madrugada jogando? Então precisa conhecer Bridget Odlin. A aposentada de 72 anos é viciada em games e passa oito horas por dia jogando em seu Xbox, Playstation e Wii.
O fascínio por games começou há 30 anos, quando Bridget comprou um Nintendo Entertainment System para o seu filho, mas quem aproveitou mais o console foi ela.
“Eu gosto de jogar desde que o Super Mario foi lançado”, explica. “Nós demos de presente de aniversário para o meu filho em março e no Natal meu marido precisou comprar outro para mim, porque eu não largava o videogame”.
Entre os seus jogos favoritos estão os de aventura e RPGs, como Tomb Raider, Zelda e Final Fantasy, e quando está com um jogo novo, ela passa a noite jogando e só vai dormir por voltas das 2h.
Por outro lado, não gosta de jogos que tem muita matança, como Call of Duty. “As crianças gostam desses jogos de guerra, mas eu não estou interessada. Acho tudo muito chato, essa matança toda“, afirma.
Bridget conta que tentou incentivar o marido, Phil, a jogar também, mas ficou brava após ele tentar jogar com a Lara Croft e matar a personagem. Por isso, ela joga e troca dicas de games com uma amiga, que também tem 72 anos.

Índia libera uso de Galaxy Note 7 em aviões

(Foto: Reprodução)
Três semanas após a emissão de um aviso proibindo o uso do Samsung Galaxy Note 7 de bordo de aeronaves, a Direção Geral da Aviação Civil da Índia suspendeu a proibição nesta sexta-feira, 30.
Porém, não é qualquer aparelho que está liberado: somente os modelos adquiridos após o dia 15 de setembro de 2016 podem ser usados e carregados nos voos comerciais. Os smartphones comprados antes dessa data e que não passaram pelo recall da Samsung continuam proibidos.
Vale lembrar que nenhuma unidade no smartphone da Samsung chegou a ser vendida na Índia, uma vez que a previsão de chegada ao mercado era no dia 2 de setembro. No entanto, por conta dos registros de superaquecimento e suspenção das vendas, a Samsung adiou o lançamento no país.

Entenda como vai funcionar a loja de aplicativos exclusiva para o Android Wear

(Foto: Reprodução)
Com o lançamento adiado para o ano que vem, o Android Wear 2.0, sistema operacional do Google desenvolvido para dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes, vai trazer uma série de novidades ao usuário. De acordo com a gigante de buscas, além de um teclado QWERTY completo e o suporte de escrita, atualização trará informações de outros apps e respostas inteligentes de um toque, de acordo com o conexto das mensagens recebidas. 
Mas a principal novidade do Android Wear é a chegada de uma Play Store com aplicativos exclusivospara o relógio, o que significa que será possível procurar e instalar apps diretamente do aparelho, sem ter que mexer no celular.
A pesquisa poderá ser feita via comando de voz, teclado virtual ou escrita "manual". Quem quiser também poderá instalar um aplicativo só no relógio.

HP passa a aceitar cartuchos piratas em impressoras

Na semana passada, a HP anunciou uma atualização que impedia as impressoras da marca de aceitarem cartuchos de tinta que não fossem originais da HP. Porém, com a reação negativa de usuários, a empresa decidiu voltar atrás em sua decisão.
Adicionar legenda
Em seu blog, a empresa alega que a atualização foi pensada para garantir a melhor experiência de impressão e proteger os usuários de cartuchos falsificados e de tinta de terceiros que não contêm um chip de segurança original da HP.
“Nós devíamos ter feito um trabalho melhor de comunicar o procedimento de autenticação para os clientes, e pedimos desculpas. Embora apenas um pequeno número de clientes tenha sido afetado, um cliente que tenha uma experiência ruim já é muito”, escrever o diretor de operações Jon Flaxman.
Apesar de a HP manter o sistema de segurança, também irá liberar nas próximas semanas uma atualização de firmware opcional que irá remover o recurso de segurança dinâmica.
Segundo a Electronic Frontier Foundation, que chegou a enviar, no início da semana, uma carta à HP, os clientes deveriam poder escolher qual cartucho querem usar em suas impressoras e que a venda casada é condenada por economistas e por reguladores da concorrência por estimular preços de monopólio e por reduzir a concorrência e a inovação.

Mulher é atingida por estilhaços durante assalto na Tijuca

A mulher estaria passando pelo local quando o bando, formado por três criminosos, anunciou o assalto no posto de combustível

© Divulgação
Nesta quarta-feira (29), uma mulher de 54 anos foi atingida por estilhaços na cabeça durante um assalto a um ponto de combustível na Tijuca, na Zona Norte do Rio.

Segundo informações do Extra, o assalto ocorreu na esquina das ruas Conde de Bonfim com Leite de Abreu, por volta das 20h30m.
De acordo com a publicação, a vítima foi levada ao Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio, e não corre risco de morrer.
A mulher estaria passando pelo local quando o bando, formado por três criminosos, anunciou o assalto no posto de combustível. O caso foi registrado na 19ª DP (Tijuca). Não há informações se alguém reagiu ao assalto.

Termina hoje o prazo para salvar dados do perfil do Orkut

Após 30 de setembro, Google vai apagar mensagens e fotos para sempre

© Divulgação
Quem ainda tem interesse em salvar os arquivos publicados na época do Orkut, precisa se apressar para não perder os dados. O prazo para fazer isso se encerra na próxima nesta sexta-feira (30).

De acordo com o G1, a extinta rede social do Google ficou no ar por pouco mais de dez anos, de janeiro de 2004 a setembro de 2014, quando foi encerrada oficialmente.
Para salvar os arquivos é fácil. Acesse sua conta do Google e clique no campo "Copiar ou mover conteúdo", abaixo de "Fazer o download dos seus dados", clique em "Criar arquivo". Isso te dará acesso ao Google Takeout, serviço no qual é possível baixar seus dados armazenados por sites do Google. Ao lado de cada site, há um botão. Deixe apenas o botão referente ao Orkut acionado (indicado pela cor verde) e clique em "Próxima".
Depois, escolha o tipo de arquivo compacto no qual seus arquivos serão enviados e a forma de recebê-lo (link para download por e-mail ou adicioná-lo a algum serviço de armazenamento em nuvem, por exemplo). Clique no botão "Criar arquivo". Quando o arquivo estiver carregado, clique em "Fazer download" para baixar o arquivo com seus dados.
Em seguida, abra esse arquivo com um programa de descompactação, como 7-Zip ou WinZip, e acesse a pasta "Orkut". Na pasta "Perfil", estarão seus dados, como mensagens publicadas na rede social, em arquivos HTML, que podem ser acessados pelo navegador mesmo sem acesso à internet. Na pasta "Fotos", estarão as imagens postadas por você no Orkut. É preciso extrair os arquivos e salvá-los na memória do computador.

Fernanda Gentil assume namoro com a jornalista Priscila Montandon

O casal esteve recentemente de férias na Grécia

© Reprodução
Desde que se separou do empresário Matheus Braga, em abril, Fernanda Gentil está namorando a jornalista Priscila Montandon, de 34 anos. O namoro já dura três meses.

O casal esteve recentemente de férias na Grécia, segundo informações do O Globo. A apresentadora aproveitou a revelação para mandar um recado:
“Estou só exercendo meu direito de ser muito, muito feliz. Tenho apenas um recado, e é para os meus filhos, que mais cedo ou mais tarde podem ler ou ouvir tudo por aí: Lembrem de não se importarem com tudo o que dizem sobre nossa vida _ o que vale é que a mamãe fala com vocês em casa, olhando nos seus olhos. Não é o que vestimos que muda quem somos, e sim o que fazemos. Lembrem também, sempre, do nosso amor, que não tem cor, sexo ou raça. Amo vocês", disse.
Fernanda Gentil é apresentadora do Esporte Espetacular e faz muito sucesso nas redes sociais.
Topo