googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 23 de maio de 2017

Aliados cogitam cassação de Temer e avaliam nomes para Presidência

Rodrigo Maia e Henrique Meirelles são os nomes cogitados para assumir o governo

© Reuters
A cassação da chama Dilma-Temer já é prevista por aliados do presidente Michel Temer. Eles admitem, reservadamente, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possa cassar a chapa formada por Dilma e Temer na eleição de 2014.

Em entrevista ao Blog da Andreia Sadi, do G1, ministros disseram que Temer não cogita renunciar ao cargo e não está preocupado com a possibilidade de sofrer impeachment, pois cabe ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliado do presidente, analisar os pedidos.
No entanto, embora Temer tenha se mostrado resistente ao período de crise em seu governo, aliados do presidente admitem que o "fator Rocha Loures" e a prisão do ex-vice-governador do DF Tadeu Fillipelli (PMDB) complicam a governabilidade do peemedebista.
Segundo a avaliação dos assessores de Temer, três dos sete ministros do TSE votariam pela cassação da chapa.
POSSÍVEIS NOMES
Diante da possbilidade de cassação, aliados do presidente discutem nomes para assumir o governo, em caso de eleições indiretas, como prevê a Constituição. Rodrigo Maia e Henrique Meirelles são os principais citados.
No entanto, Maia é alvo de dois inquéritos autorizados por Edson Fachin e isso pode ser um peso contra ele, segundo aliados. Enquanto isso, um dos personagens políticos que articula o nome de Maia acredita que, se ele assumir a presidência da República, não poderá ser investigado. A Constituição prevê que o presidente da República só pode ser investigado por atos cometidos durante o exercício do mandato e com autorização do STF.
Outra ala do Planalto defende o nome de Henrique Meirelles e avalia que ele tem respeito do mercado e seria capaz de garantir a continuidade da agenda da pauta fiscal, principalmente as reformas.
O nome da ministra Carmen Lúcia também é cogitado para assumir o governo. Mas, como destca a publicação, a presidente do STF negou qualquer intenção de se candidatar.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo