Publicidade

terça-feira, 27 de junho de 2017

5 alimentos que os vegetarianos devem comer para evitar anemia

Embora o acompanhamento médico seja indispensável, a alimentação correta pode acelerar a melhora de quem já está sofrendo desse mal ou até mesmo ajudar a preveni-lo

© iStock
Na busca por uma vida mais saudável, muitas pessoas optam por mudar o regime alimentar e se tornar vegetariano, excluindo alimentos de origem animal do cardápio. Porém, para os novos adeptos do vegetarianismo fica a dúvida se a prática pode levar à anemia, enfermidade muito ligada à deficiência de alguns nutrientes no cardápio, principalmente ferro, que também é encontrado em carnes de origem animal. Porém, esta não é sua principal fonte.

Segundo Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada em produtos saudáveis, existem outras opções mais saudáveis e que possuem até maior eficácia no combate da anemia.

“O consumo da carne pode vir a trazer diversos malefícios, como, por exemplo, risco de incidência de doenças cardiovasculares, maior possiblidade de engordar, desenvolver câncer, entre outros. Portanto, desde que o novo adepto siga uma alimentação vegetariana equilibrada, não há motivos para tal preocupação”, afirma.
Pensando na questão, a consultora da Superbom listou alguns alimentos vegetarianos que auxiliam a minimizar e a combater os sintomas da doença. “Além do ferro, acido fólico, vitamina A e C, entre outros, também são nutrientes que não podem falar no cardápio do vegetariano e que auxiliam tanto na prevenção quanto no tratamento da anemia. Porém, é preciso lembrar que o acompanhamento médico é indispensável”.
Confira a relação:
Pão integral
Extremamente rico em fibras, o pão integral ajuda no combate à anemia pela alta concentração de ferro que possui. “Uma fatia de pão integral contém quase 1mg de ferro, o que corresponde a cerca de 6% da necessidade diária. Também são recomendados outros produtos de grão integral, como macarrão, cereais e arroz,”, destaca a nutricionista.
Suco de uva integral
Por ser rico em ferro, é fundamental o seu consumo diário, sempre associado a uma fonte de vitamina C (limão, laranja, abacaxi, etc) pois atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo, recuperando e prevenindo quadros anêmicos.
Espinafre
De acordo com Cyntia, pelo fato de ser rico em ferro e ácido fólico, o espinafre é importante para a produção e manutenção das células sanguíneas. “Couve, agrião e brócolis, que também carregam grande quantidade desse nutriente, são outras boas opções”, exemplifica.
Mel
Fonte essencial de ferro, cobre e manganês, o mel contribui para otimizar a síntese de hemoglobina pelo organismo. “É, portanto, fundamental no tratamento da anemia. Caso não tenha alguma restrição, procure sempre inseri-lo em saladas de frutas e cereais para potencializar os benefícios do alimento”.
Suco de tomate integral
Além de conter diversos nutrientes benéficos para o nosso organismo, o tomate é uma fonte rica em vitamina C e A. “A presença do ácido ascórbico, disponível no tomate e em frutas cítricas, melhoram a absorção de ferro. Por isso, é recomendável beber um copo de suco de tomate todos os dias e evitar bebidas gaseificadas, já que elas fazem o efeito contrario”, orienta a consultora da Superbom.
Romã
Por fim, Cyntia destaca que a romã é uma fruta rica em vitaminas, ferro fibras e potássio. “Graças a essas propriedades, é muito eficaz para estimular o fluxo sanguíneo saudável, e, consequentemente, tratar a anemia”, conclui a especialista.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog.
Solicitamos não incluir hiperligações (links) ou qualquer código HTML;
comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos.
Muito obrigado. Infonavweb