googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Anorexia alcoólica: dizer não à comida para dizer sim à bebida

Chama-se também 'drunkorexia' e é uma condição não-médica, mas bastante preocupante

© DR
A anorexia alcoólica (ou 'drunkorexia', termo em inglês) é um distúrbio alimentar de definição não-médica que se caracteriza pela restrição calórica em compensação à ingestão de bebidas alcoólicas.
Na prática, explica a Universidade do Texas em seu site, as pessoas que sofrem de anorexia alcoólica tendem a ter dois comportamentos distintos: um em que tendem a comer menos (ou a não comer) para 'abrir espaço' para as calorias das bebidas alcoólicas; outro em que tendem a comer menos (ou a não comer) no dia seguinte à ingestão das bebidas para compensar o consumo exagerado de calorias oriundas dessas mesmas bebidas.
De acordo com o instituto, esta patologia é comum entre mulheres jovens (dos 18 aos 23) e as consequências negativas para a saúde são mais do que muitas, incluindo-se aqui o aumento do risco de anorexia e bulimia, especialmente quando o ingestão de álcool é usada para induzir o vômito.
Cortar calorias em prol das bebidas alcoólicas não só acelera o estado de bebedeira (uma vez que o estômago está vazio), como reduz consideravelmente a capacidade de controle da pessoa e aumenta ainda a probabilidade de ter comportamentos de risco. Além disso, estimula a dependência deste tipo de bebidas e priva o organismo de nutrientes essenciais para o seu funcionamento, algo que, a médio e longo prazo, pode ser dar azo a várias doenças. 
Diz o site do jornal espanhol ABC que a nível físico, este transtorno alimentar - tão grave como qualquer outro - pode causar problemas nos dentes, queda acelerada de cabelo e doenças intestinais. A nível social, pode ainda levar ao isolamento.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo