googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Amazônia Conectada levará internet a 4 milhões de pessoas

Um dos maiores projetos de fibra óptica subaquática do mundo já conta com 900 km de cabos instalados

© Reuters
Cabos de fibras ópticas subaquáticas vão levar internet rápida e de baixo custo para populações ribeirinhas e moradores de locais isolados do interior da Amazônia. A partir do projeto Amazônia Conectada, municípios como Coari, Tefé, Cucuí, Manacapuru, Novo Airão e Tabatinga já contam com a infraestrutura necessária para ter serviços como banda larga e rede 3G/4G.

A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Defesa, prevê instalação de 7,8 mil km de cabos no fundo de rios amazônicos, que ligarão a capital, Manaus, a outros 52 municípios que, antes do programa, não contavam com infraestrutura de telecomunicações. Cerca de 4 milhões de pessoas serão beneficiadas com um dos maiores projetos de fibra óptica subaquática do mundo.
“Além dos benefícios imediatos, como o acesso ao ensino a distância, telessaúde e redes 3G/4G, vamos criar uma cadeia de novos negócios, o que deve gerar empregos. Será necessário contratar pessoal para viabilizar isso, gente que vai fazer manutenção de fibra, instalar os serviços nas casas”, explica o coordenador geral do projeto, general Decílio de Medeiros Sales, do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa.
Com o resultado desse trabalho, que teve início em julho de 2015, a população passará a ter acesso a uma série de serviços de rede de dados com alta capacidade e segurança. Já foram instalados cerca de 900 km de cabos sob o Rio Negro e o Rio Solimões. Os governos federal e estadual já investiram R$ 40 milhões na implantação da infraestrutura e em serviços relacionados, como manutenção, treinamento e logística.
De acordo com o Ministério da Defesa, os investimentos são provenientes de parcerias com órgãos e instituições como o Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Agência Nacional de Águas, Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Tribunal de Justiça do Amazonas e Ministério Público do estado do Amazonas.
Prêmios
Em 2016, a premiação global DatacenterDynamics Awards Brazil, que reconhece projetos inovadores voltados para data center, deu ao Amazônia Conectada o título de Melhor Projeto para Prestação de Serviço Digital no Setor Público.
Antes, em 2015, a iniciativa foi vencedora da categoria Projeto do Ano do Prêmio Mundo PM. A premiação nacional valoriza empresas e profissionais da área de gerenciamento de projetos, programa e portfólio de projetos. Com informações do Portal Brasil.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo