googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Cármen Lúcia sobre Judiciário: 'O povo não está satisfeito, nem eu'

As afirmações foram feitas no Palácio da Justiça, sede do TJ-MG, em Belo Horizonte

© Gláucio Dettmar / Agência CNJ
A ministra Cármen Lúcia afirmou nesta sexta-feira (7) que a falta de "comunicação" do Poder Judiciário com a "sociedade" faz com as decisões da Justiça não seja "entendidas" pelo cidadão comum.

"Estou igual mulher que apanha. Na hora que a pessoa pega um chicote para bater no cachorro, ela já sai correndo. Todo mundo fala o tempo todo. Denúncia e crítica o Judiciário, como tem de ser mesmo. O povo não está satisfeito. Nem eu", afirmou a presidente do Supremo Tribunal Federal.
"Nós (os juízes) temos uma incapacidade ainda de comunicação com a sociedade", continuou.
De acordo com o UOL, as declarações aconteceram no Palácio da Justiça, sede do TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), em Belo Horizonte. Cármen Lúcia participou de um evento para desembargadores e corregedores de Justiça do Estado.
"A democracia é da sociedade e na sociedade, para se instalar com determinado modelo de Estado. Não há um modelo único de democracia. Há democracias, no plural. E como alcançamos a democracia no Brasil, evidentemente que chegamos num momento em que nós (os juízes) precisamos cogitar da legitimidade", disse a ministra.
"Ninguém vai decidir segundo o que o povo quer. O papel do Supremo é ser a força contramajoritária porque direito é razão na relação da pólis. Relação, portanto, político-social. A emoção popular não pode dominar sobre o direito", salientou.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo