googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Confira 8 dicas para conseguir um emprego

O mercado de trabalho está muito competitivo, mas dicas de especialistas podem te ajudar

© iStock
Verdade seja dita: não está fácil arrumar emprego. No entanto, a reinserção no mercado de trabalho pode ser facilitada com dicas certeiras de quem é especialista na contratação de profissionais.

O UOL entrevistou a professora e mestre em gestão de pessoas da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, Marineide de Oliveira Aranha Neto e a diretora de Marketing e RH do ManpowerGroup, Márcia Almström.
1. Revisar o currículo
"O currículo é o cartão de visita. Às vezes, a forma como ele está composto não é atrativa. Se o candidato se impõe demais ou dá informações desconexas, que não passam credibilidade, por exemplo, é preciso fazer uma boa revisão desse documento, afirmou Marineide.
2. Cursos de atualização
A dica aqui é procurar cursos de especialização e atualização para não ficar parado: "Quando você vai para uma entrevista poderá dizer que está se atualizando, melhorando suas competências", disse a professora.
3. Não tenha medo de pedir indicações
Lembre de amigos e ex-colegas de trabalho, pois eles podem ser ótimos contatos para conseguir um emprego novo. "Não adianta ter vergonha da condição de desempregado. A maior fonte para conseguir emprego é a indicação", disse Neto.
4. Estude a empresa pela qual pretende trabalhar
O candidato deve se mostrar realmente interessado na empresa em que pretende entrar. "É preciso pesquisar sobre a empresa e ver quais produtos ela oferece, por exemplo, para ter um repertório maior durante a entrevista", afirmou Márcia.
5. Repasse a entrevista na sua cabeça
"É preciso repassar cada parte da entrevista e ver onde hesitei, o que me constrangeu, o que eu não sabia responder e onde não me valorizei. A gente se constrói em cima de erros também", comenta Marineide. Caso tenha dificuldade em fazer essa análise, peça a opinião de um amigo para saber os pontos fortes e fracos da entrevista.
6. Pedir um retorno
Se não passou em determinada entrevista, é bom tentar entender o motivo. Que tal perguntar para o recrutador? "Não há nada de errado em pedir um feedback para o recrutador se você recebeu um não. Você pode perguntar o motivo por não ser selecionado e se autoavaliar. Às vezes, uma crítica vai ajudar em um reposicionamento no mercado de trabalho. Pode ser uma alavancagem para servir de aprendizado, aprimoramento e para alterar a estratégia", disse a professora.
7. Reveja as oportunidades para as quais já mandou currículo
"O candidato pode não ter sido chamado não porque não era bom, mas porque não havia vaga naquele momento. Se já passou cerca de um ano, ele pode mandar o currículo novamente", diz Marineide.
8. Tente não fique abatido
As especialistas garantem que não adianta se abater após uma entrevista que não deu certo. "O candidato não deve se desanimar com o mercado competitivo. Ele deve aproveitar a experiência com entrevistas anteriores para melhorar nas próximas", diz a diretora.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo