Publicidade

Postagem em destaque

Homicídios no Brasil mataram mais do que guerras na Síria e Iraque

Segundo dados do Datasus, 786.870 pessoas foram assassinadas no Brasil entre janeiro de 2001 e dezembro de 2015 © Reuters Os assassin...

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Conheça o conceito do 'Slow Food', oposto ao 'fast food'

O movimento tem como filosofia saborear a comida e conectar o prazer da alimentação à consciência e responsabilidade perante o planeta
© iStock

Criado na Itália em 1986, o 'Slow Food' (Comida Devagar, em tradução livre) é um conceito que prima pelo prazer da alimentação e o uso de produtos de qualidade e que respeitem o meio-ambiente, completamente contrário ao movimento do 'fast food' (comida rápida). O movimento tem como filosofia saborear a comida e conectar o prazer da alimentação à consciência e responsabilidade perante o planeta. “É inútil forçar os ritmos da vida. A arte de viver consiste em aprender a dar o devido tempo às coisas”, diz Carlo Petrini, fundador do Slow Food.

Segundo o médico Juliano Pimentel, o Slow Food pretende manter as tradições alimentares locais e aumentar o interesse das pessoas pelos alimentos que comem e como elas impactam o meio-ambiente. Os três pilares que embasam o Slow Food são: bom, limpo e justo. Bom, porque os alimentos devem ter qualidade, serem sazonais, saborosos e saudáveis; limpo, porque a produção e consumo não prejudicam o meio ambiente, o bem-estar animal ou a saúde; e justos, pois os preços são acessíveis para produtores e consumidores.
Dentre os princípios do Slow Food estão deixar os alimentos terem tempo para crescer, essencial para alimentos orgânicos e sustentáveis. Animais também não devem receber ração para se tornarem maduros mais rapidamente. Para seguir o movimento, os passos são:
1. Descobrir quais alimentos são produzidos naquela estação e priorize os produtores locais;
2. Cultive alimentos em seu jardim específicos para sua região;
3. Busque alimentos orgânicos.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado. Infonavweb