Publicidade

Postagem em destaque

Brasileiras vão aos EUA para ter bebê e garantir cidadania aos filhos

Pela legislação local, qualquer um que nasça lá recebe a cidadania automaticamente, com todos os direitos e deveres © iStock Mulheres...

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Dois alimentos e quatro bebidas que não são nada 'amigos' dos dentes

O ato de escovar diariamente os dentes é fundamental para uma boa higiene dentária, contudo, é preciso também evitar determinados alimentos

© DR
A boa saúde dos dentes depende de pequenos gestos diários que vão muito além do ato de escovar de maneira correta os dentes. O uso de fio dental e a limpeza da língua são dois aspectos fundamentais para dentes mais fortes e saudáveis, mas a alimentação é também um fator a ser considerado.

Enquanto alguns alimentos ajudam a manter os dentes mais brancos, outros nada mais fazem do que os enfraquecer e até mesmo tingir. É o caso dos cítricos, que - devido à ação ácida que exercem - podem promover a corrosão do esmalte, que não só causa uma maior sensibilidade dentária, como pode até desencadear uma queda precoce dos dentes, como se lê no site Mind Body Green. Aqui incluem-se o limão, a laranja, a tangerina e a toranja, por exemplo.
As batatas fritas de pacote devem também ser evitadas. Isso por culpa do amido, que rapidamente se transforma em açúcar e se aloja nos dentes, deixando-os mais suscetíveis a um aumento da placa bacteriana (e tártaro), como também ao aparecimento de cáries, por exemplo.
As bebidas com ou sem açúcar (especialmente os refrigerantes) são um outro 'veneno' para os dentes e não é difícil ver o porquê. De acordo com a publicação, quando se ingerem bebidas açucaradas (ou que se rotulam como isentas de açúcar, mas possuem altos níveis de adoçantes químicos), a placa bacteriana dos dentes usa esse mesmo açúcar para produzir ácidos que enfraquecem o esmalte. E por falar em açúcares - sejam eles naturais, adicionados ou químicos -, também as bebidas energéticas e 'saudáveis' (como a água de coco) podem ser verdadeiramente penosas para os dentes.
Ainda no leque de bebidas, o álcool é outro inimigo quando o objetivo é ter dentes bonitos e saudáveis. Além de poder tingir os dentes (como acontece com o vinho tinto), as bebidasalcoólicas promovem a desidratação do organismo, uma condição que, por si só, afeta diretamente a boa saúde dos dentes. Como? Deixando a boca seca e com menos saliva, aumentando a probabilidade de se ter algum tipo de infecção bucal e ainda desencadear o mau hálito. 
A água com gás é uma outra bebida que afeta a saúde dos dentes, podendo até ter um efeito mais penoso do que o vinagre. 
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado. Infonavweb