googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 11 de julho de 2017

Existe vida após o coma? Médicos explicam

Um exemplo famoso recente foi o do ex-piloto de F1, Michael Schumacher, que permaneceu por longos meses em coma e há anos se recupera do trauma

© iStock
O coma é um estado de saúde muito delicado, no qual o corpo permanece inconsciente da sua realidade ao redor e do qual a pessoa não pode ser despertada. Um exemplo famoso recente foi o do ex-piloto de F1, Michael Schumacher, que permaneceu por longos meses em coma e há anos se recupera do trauma. Há o coma por lesão e o coma induzido por médicos, que realizam o procedimento para tratar uma lesão.

A dúvida para quem está próximo de um paciente em coma é sempre a mesma: existe vida após? Segundo médicos entrevistados pelo UOL, é difícil dizer com precisão. As alterações de consciência podem ser leves ou profundas. Tudo depende da causa do coma, da área afetada do cérebro e da intensidade", explica Renato Anghinah, coordenador do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano de São Paulo.
Alguns fatores, como a gravidade da lesão e a área afetada do cérebro, influenciam no momento em que o paciente irá recobrar a consciência. As sequelas também são muito imprevisíveis. Anghinah elucida: "Na maioria das vezes, pacientes com traumatismo desenvolvem problemas na memória, mas cada caso é um caso. Tudo depende de como, quando e onde o cérebro foi atingido". A realidade é que a recuperação depende e varia de caso para caso. Mas uma coisa é certa: quanto mais longo o coma, maior o dano cerebral.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo