googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Google lança robô-jornalista que escreve 30 mil notícias por mês

Com ele, os jornalistas continuarão envolvidos na procura de histórias mas usarão a inteligência artificial para obter mais conteúdos para as notícias

© Reprodução
A empresa de tecnologia Google decidiu inovar e desenvolveu um robô-jornalista capaz de escrever 30 mil notícias por mês para veículos de mídia locais. A agência inglesa Press Association (PA) ganhou da empresa de mídia um auxílio no valor de 706 mil euros para operar o sistema nomeado como Reporters and Data and Robots (Radar).

De acordo com a ABI (Associação Brasileira de Imprensa), a iniciativa é do Google DNI (Digital News Iniciative), um fundo criado pela multinacional para apoiar ideias inovadoras dos media na Europa. A empresa está investindo para  "estimular e apoiar a inovação no jornalismo digital em toda a indústria de notícias da Europa".
O editor-chefe da Press Association Peter Clifton afirmou que os jornalistas continuarão envolvidos na procura de histórias mas usarão a inteligência artificial para obter mais conteúdos para as notícias.
“As competências humanas dos jornalistas continuarão a ser vitais neste processo, mas o Radar vai nos permitir aproveitar a inteligência artificial para aumentar o volume de notícias de âmbito local que seriam impossíveis de dar manualmente. É um passo em frente fantástico para a PA”, afirmou Peter Clifton.
A Google DNI explica que os conjuntos de dados – a ser identificado e gravado por uma nova equipe de cinco jornalistas humanos – virá de departamentos governamentais e autoridades locais, que irão fornecer modelos detalhados, através de uma gama de tópicos, incluindo crime , saúde e emprego.
Peter Clifton avalia que o projeto será capaz de beneficiar organizações respeitáveis de notícias, editores independentes e também blogueiros locais.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo