googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Inteligência emocional melhora saúde desempenho no trabalho

A inteligência emocional é a capacidade de perceber, avaliar, expressar e regular a emoção

© DR
Um pesquisador da Universidade de Málaga, na Espanha, afirma que a inteligência emocional melhora a saúde mental e física dos indivíduos e o desempenho no trabalho.

De acordo com o especialista Paulo Fernandez-Berrocal, a inteligência emocional é a capacidade de perceber, avaliar, expressar e regular a emoção, que pode levar a um comportamento social mais ativo, a uma maior sensação de bem-estar e felicidade e controle da agressividade.

Fernandez-Berrocal disse à agência Lusa, no âmbito do 6.º Congresso Internacional de Inteligência Emocional, que decorre entre hoje e sábado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e reúne investigadores de vários países.
O congresso é organizado pelo FPCEUP com o apoio da 'International Society for Emotional Intelligence' (ISEI), uma organização educacional sem fins lucrativos que auxilia e incentiva o avanço da investigação na área da inteligência emocional.
Durante séculos, a emoção e a cognição foram entendidas como conceitos separados, mas atualmente a relação interativa e bidirecional entre ambas tem uma ampla aceitação, afirmou.
"Os neurocientistas têm revelado interações complexas entre os dois conceitos, demonstrando um alto nível de interdependência entre eles", referiu. As emoções e os processos cognitivos, como a atenção, a tomada de decisão, e a memória, parecem estar relacionados, acrescentou o especialista.
Um estado emocional negativo "promove um processamento mais sistemático, detalhado e cuidadoso das informações", enquanto um estado emocional positivo leva a que esse processo seja mais criativo e espontâneo, explicou.
Paulo Fernandez-Berrocal é responsável pela sessão "Inteligencia emocional en acción: Claves para desarrollar nuestras emociones", que visa proporcionar aos profissionais da área uma perspetiva mais prática dos conceitos de emoção e inteligência emocional.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo