Publicidade

domingo, 9 de julho de 2017

Partidos mudam de nome mas mantêm mesmos políticos

'Novos' partidos Podemos e Avante seguem com os mesmos parlamentares investigados e infiéis

© Reprodução / Facebook Podemos - PODE
Os partidos PTN e PTdoB decidiram mudar de nome para tentar melhorar o desempenho eleitoral. No entanto, os políticos seguem os mesmos. O PTN chama-se Podemos e o PTdoB será o Avante.
Como destaca a reportagem do jornal O Globo, o novo nome não muda o histórico dos políticos tradicionais filiados aos partidos, entre eles estão parlamentares sob investigação e outros que têm o hábito de trocar de partidos.
As duas legendas, além de serem partidos pequenos, acreditam na necessidade de mudança para resgatar a confiança dos eleitores decepcionados com as práticas políticas. O Podemos tem como presidente a deputada Renata Abreu (SP) e o futuro Avante é liderado por Luís Tibé (PTdoB-MG).
Segundo O Globo, ambos veem com restrições a criação de uma cláusula de barreira para as próximas eleições. A regra obriga os partidos a conseguirem um percentual mínimo de votos válidos em um número mínimo de estados na disputa para a Câmara dos Deputados. Dessa forma, as legendas que não atingirem a meta ficariam sem acesso a recursos do fundo partidário e tempo de TV e rádio na propaganda eleitoral. A proposta em análise na Câmara prevê uma meta de 2% dos votos válidos em pelo menos 14 estados. E há pressão para reduzir a barreira para 1,5% dos votos válidos em nove estados.
A estratégia de mudar de nome ou evitar a palavra partido parece ser a melhor opção e não é uma novidade no Brasil. Em 2007 o PFL virou Democratas, e em 2015, a ex-senadora Marina Silva criou a Rede Sustentabilidade.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog.
Solicitamos não incluir hiperligações (links) ou qualquer código HTML;
comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos.
Muito obrigado. Infonavweb