googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 15 de julho de 2017

Sangue raro de jovem brasileiro salva bebê na Colômbia

Procedimento era inédito no Brasil. Menina tem tipo sanguíneo raro, e precisou recorrer a países vizinhos para encontrar doador

© Reuters
Uma menina colombiana de 1 ano e 8 meses foi salva graças a uma doação de sangue vinda de um jovem cearense, de 23 anos, a partir de cooperação inédita entre Brasil, Colômbia e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 
Como na Colômbia não havia doadores compatíveis com o tipo sanguíneo raro da menina, o Bombaim, foi preciso recorrer às nações vizinhas.
A Opas intermediou a transação do material entre os dois países e financiou o procedimento. A transfusão ocorreu na última quarta-feira (12).
Fenótipo Bombaim
Pessoas com fenótipo Bombaim, como a criança colombiana, apresentam uma mutação genética que faz o genótipo A, B ou AB expressarem o fenótipo O. Isso significa que esse indivíduo “falso O” só pode receber sangue de alguém com o mesmo fenótipo.
Na Índia, onde se descobriu esse efeito, a proporção de afetados é de 1 em cada 10 mil pessoas. Já na Europa, as chances são bem menores, de 1 em cada 1 milhão.
O grupo "OPS Amigos de Sangre" no aplicativo WhatsApp, no qual ocorrem as discussões sobre a necessidade de doadores, foi criado informalmente em abril, durante reunião regional em Brasília para definir e estabelecer por consenso os diferentes tipos de doação de sangue e hemocomponentes existentes na Região das Américas.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo