googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 1 de agosto de 2017

5 coisas perigosas que você deve deixar seus filhos fazerem

Deixar que os seus filhos explorem o mundo, apesar de certos riscos, pode ajudá-los a ser mais independentes

© DR
A superproteção está pondo a autonomia das crianças em risco? Alguns especialistas acreditam que sim e recomendam que se recuperem hábitos do passado, sem ter muito medo dos riscos, para que se consiga criar crianças mais independentes.

Gever Tulley, autor do livro ‘50 Dangerous Things (You Should Let Your Children Do)’ (50 Coisas Perigosas (Que Você Deveria Deixar Seus Filhos Fazerem), em tradução livre e sem edição no Brasil), ensina os pais a ensinarem os seus filhos sobre explorarem o mundo dando-lhes, ao mesmo tempo, ‘aulas’ sobre segurança. O El Confidencial destacou cinco atividades que até podem ser vistas como perigosas por muitos pais, mas que devem ser recuperadas, pelo bem da independência das crianças:
1. Subir uma árvore. Esta é uma atividade que, além de muito libertadora, permite à criança perceber melhor o seu corpo, as suas forças e a sua motricidade. Antes de ir a correr, mandá-la descer, vigie-a de perto para poder intervir caso seja necessário.
2. Cozinhar. Calma, antes de pensar nos utensílios afiados e fogo, lembre-se que é importante que a criança aprenda a cozinhar. Com esta atividade, não só aprende a satisfazer uma necessidade vital, que é se alimentar, como desenvolve o paladar e ainda se torna mais altruísta. Tudo enquanto prepara uma sobremesa ou um prato para toda a família.
3. Ir para a escola a pé, de bicicleta ou de transportes públicos. Se o seu filho nunca foi sozinho ou com amigos para a escola e sempre teve a sua carona, faça esta mudança de forma gradual. Primeiro vá a pé com ele e explique-lhes quais os perigos ao qual ele deve estar atento, como o trânsito ou estranhos; depois acompanhe-o só até metade do caminho, vigiando-o de longe; e depois deixe-o ir para a escola e voltar sozinho.
4. Explorar um túnel. Antes que as crianças acabem por satisfazer esta necessidade de explorar onde não deveriam, pondere fazer uma atividade com elas como espeleologia. 
5. Acender uma fogueira. Talvez devido à evolução, o ser humano tem uma grande ligação com o fogo, por isso, em vez de afastar o seu filho das fogueiras, explique-lhe quais são as utilidades e os perigos do fogo.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo