googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Brasil não vai comentar pedido dos EUA de romper com Coreia do Norte

Vice-presidente norte-americano solicitou que as principais nações da América do Sul se juntem à comunidade internacional para isolar o país asiático

© REUTERS/Adriano Machado
O governo brasileiro preferiu não comentar publicamente o pedido feito pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, no Chile, nesta quarta-feira (16), para que o Brasil, México, Chile e Peru rompam suas relações com a Coreia do Norte.
"O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) não comentará as declarações do vice-presidente norte-americano feitas em um terceiro país; o Brasil e os EUA mantêm um diálogo sobre temas globais, incluindo sobre a situação na península da Coreia", explicaram à Sputnik fontes do ministério.

Os EUA estão solicitando que as principais nações da América do Sul se juntem aos esforços da comunidade internacional para isolar a Coreia do Norte na tentativa de deter o desenvolvimento do programa de mísseis de Pyongyang.
O Brasil mantém relações diplomáticas com a Coreia do Norte desde 2001; em 2005 foi inaugurada a embaixada da Coreia do Norte em Brasília; e em 2009, a do Brasil em Pyongyang. O Brasil é o único país latino-americano com embaixadas residentes em ambas as Coreias.
O comércio entre países da América Latina e a Coreia do Norte é pouco significativo.
As exportações brasileiras para a Coreia do Norte, por exemplo, somaram apenas US$ 2,1 milhões em 2016 -principalmente café, carne, tabaco e couro. No ano passado, o Brasil importou US$ 8,7 milhões em produtos norte-coreanos, segundo dados do governo. Com informações do Sputnik Brasil.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo