googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Cármen Lúcia: não há previsão de rediscutir prisão após 2ª instância

Presidente do STF participou de fórum e falou após o juiz Sergio Moro comentar, durante a abertura do mesmo evento, que receberia "com grande surpresa" a notícia de que a Corte pode voltar atrás da decisão de 2016

© Adriano Machado / Reuters
A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, buscou tranquilizar o juiz Sergio Moro e disse que a corte não tem planos de discutir seu entendimento prévio de que presos condenados em segunda instância já podem começar a cumprir pena, em vez de esperarem esgotar todos os recursos em cortes superiores.

A ministra do STF e o magistrado que é peça-chave da Lava Jato se encontraram nos bastidores do "Fatos & Mitos", fórum organizado nesta terça-feira (15) pela Jovem Pan para discutir a Justiça brasileira. Os dois conversaram sobre o assunto.
Na abertura do evento, Moro disse que receberia "com grande surpresa" a notícia de que o Supremo pode voltar atrás da decisão de 2016.
Não puxou o assunto à toa: na semana passada, após pedido de vista do ministro Edson Fachin, a segunda turma do STF suspendeu o julgamento de um habeas corpus que questionava determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça): a de que um réu deveria ser preso mesmo após a sentença de primeiro grau e a decisão em segunda instância garantirem que ele teria o direito de aguardar em liberdade até o último recurso possível.
O ministro Gilmar Mendes sinalizou que está disposto a rever sua posição do ano passado, quando defendeu a possibilidade de antecipar a execução penal antes de esgotadas todas as etapas processuais. A votação foi apertada (6 a 5), logo, um recuo de Gilmar pode alterar de novo as regras do jogo.
Em sua fala pública, Moro disse que a demora em esgotar tantos recursos "significa, na prática, impunidade".
À imprensa, Cármen Lúcia disse que não há "nada pautado, nada cogitado" para alterar a compreensão prévia do Supremo sobre o tema.
Coube à ministra encerrar o fórum, num discurso de meia hora em que defendeu a necessidade de não desistir do país. "Quero mudar o Brasil, não quero me mudar do Brasil."
Dispensando nomes aos bois, ela rechaçou soluções fora da política para recolocar o país nos trilhos. "Não demonizo a política. Não acho que devemos viver fora dela. Se tem corrupção, o que devemos fazer é mudar a forma de fazer política."
E a corrupção, lembrou Cármen, não está só em Brasília. "Quando [o cidadão] acha que o Estado não nos deu, que o Supremo não está agindo", pode banalizar pequenas infrações que também são atos corruptos, como "furar a fila da cantina, atravessar a grama na qual está uma placa proibindo atravessar a grama", disse.
A ministra lamentou por sermos "um povo capaz de fazer as melhores leis", mas com dificuldade crônica de cumpri-las. "A gente fez a Lei Maria Penha e temos uma mulher estuprada a cada seis minutos no Brasil", exemplificou.
O mediador do debate, o jornalista Augusto Nunes, disse que a convidada tinha um compromisso em seguida, mas a encorajou a falar quanto tempo quisesse.
Foi a deixa para Cármen brincar: "Quando um homem me dá uma ordem, e se pede com jeito, eu cumpro. Se bem que acho que pelo tempo que nós mulheres ficamos caladas, a gente sempre tem que ter direito de falar mais. Meu pai dizia que só falava pouco no mês de fevereiro, que acabava rápido". Com informações da Folhapress.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo