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segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Colesterol é necessário para o bom funcionamento do corpo; entenda

Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta
© iStock

O colesterol é um tipo de gordura encontrado no corpo humano fundamental para o funcionamento do organismo. É componente estrutural das membranas celulares e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Segundo a nutricionista Ellen Carolina Ferreira, do Hospital Santa Casa de Mauá, o corpo humano também utiliza o colesterol para produzir alguns hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.

“Mas é importante estar atento ao colesterol alto, pois segundo dados da OMS - Organização Mundial da Saúde mata mais de 4 milhões de pessoas ao ano no mundo”, explica a profissional.
Existem dois tipos de colesterol: o HDL - colesterol bom - que ajuda a carregar o colesterol dentro das artérias e transportá-lo de volta ao fígado para ser excretado e o LDL - colesterol ruim, que o leva do fígado para os tecidos e seu excesso pode entupir as artérias e elevar o risco de doenças cardiovasculares.
“Em excesso, deposita-se nas paredes das artérias – que levam sangue para os órgãos e tecidos – iniciando a arteriosclerose. Se o acúmulo ocorrer nas artérias coronárias, pode ocasionar angina - dor no peito e infarto do miocárdio. E nas artérias cerebrais, pode provocar acidente vascular cerebral”, acrescenta a nutricionista.
Para não correr riscos com o colesterol alto, o ideal é manter uma vida saudável, com a prática de exercícios físicos, além de evitar os alimentos gordurosos e o fumo. Alimentos como bacon, toucinho, carne de frango com pele, torresmo, manteiga, creme de leite, nata, frituras, salsicha, salame, linguiça e carnes de animais contém grande quantidade de colesterol, portanto o ideal é evita-los. O aumento no nível de colesterol no sangue não costuma manifestar sintomas, mas quando atingem níveis muito elevados, podem manifestar aumento no fígado, baço e pancreatite.
Para controlar o colesterol o ideal é fazer uma dieta à base de leite e iogurte desnatados, queijo branco fresco, ricota, cottage, queijos light, peixes, aves sem pele, carnes magras, inhame, macarrão, pães, bolachas de água e sal e evitar o excesso de gordura.
Outros alimentos também são recomendados na redução do colesterol como o aipo, couve-de-bruxelas, bagaço da laranja, ameixa preta, couve-flor, mamão, amora, damasco, mandioca, azeite de oliva, ervilha, pão integral, aveia, farelo de aveia e trigo, pera, cenoura, pêssego, cereais integrais, feijão, quiabo, cevada, figo e vegetais folhosos.
Via...Notícias ao Minuto

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