Publicidade

domingo, 13 de agosto de 2017

Javalis matam 15 mil ovelhas e tiram o sono de ruralistas no RS

Governo do estado desenvolveu plano para tentar controlar o crescimento da população do animal

© Gregori Ravanello / Divulgação / CP

O crescimento da população de javalis no interior do Rio Grande do Sul vem tirando o sono de agricultores, pecuaristas e do governo. No final do ano passado, a Federação da Agricultura do estado divulgou estudo segundo o qual os animais foram responsáveis pela morte de 15 mil ovelhas - além de dizimar rebanhos, os porcos selvagens destroem plantações e carregam bactérias e vírus.

Para tentar combatê-los, o governo gaúcho criou o Plano Estadual de Controle do Javali e Suídeos Asselvajados, que conta com a participação de 14 representantes. A principal forma para o controle do animal é o abate, liberado em qualquer quantidade pelo Ibama.
De acordo com o jornal Correio do Povo, o plano colocou prazo de cinco anos para o controle dos javalis mas avalia que a eliminação é impossível.
“Vamos captar dados com as ações que serão implementadas, como um aplicativo que se pretende disponibilizar para que produtores e agentes de manejo possam fornecer informações de localização, atuação e abate do porco selvagem”, explicou à publicação a chefe do setor de Fauna da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Thaís Michel.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião deste blog.
Solicitamos não incluir hiperligações (links) ou qualquer código HTML;
comentários racistas, xenófobos, sexistas, obscenos, homofóbicos.
Muito obrigado. Infonavweb