googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Romã e uva passa afastam sinais de envelhecimento; entenda

Conheça as propriedades das frutas que são alternativas para melhorar a saúde da pele e funcionamento do organismo
© iStock

Algumas frutas possuem propriedades que ajudam a combater o envelhecimento precoce, entre elas está o romã e a uva passa. A nutricionista Elaine de Pádua explica que o romã é fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres, como perda da elasticidade, rugas e manchas. Essa propriedade é extremamente importante para que a pele não envelheça mais rápido.

“A fruta ainda aumenta o fator de proteção do filtro solar, já que o ácido elágico potencializa os níveis de glutationa (antioxidante produzido pelo organismo e que protege as células contra ação dos raios solares)”, conta a nutricionista Elaine de Pádua.

A fruta é também rica em licopeno que tem enzimas que protegem da radiação e aumentam a resistência cutânea. A preocupação em se expor ao sol está cada vez maior devido ao aumento da intensidade das radiações ultravioletas relacionadas com o aquecimento do global. Pesquisas recentes indicam os efeitos positivos do licopeno em termos de resistência aos raios ultravioleta.
“Neste caso uma estratégia interessante para a fotoproteção é a sustentação do sistema antioxidante endógeno. O organismo humano protege-se naturalmente utilizando antioxidantes para neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres e isto pode ser realizado por várias enzimas e alimento fontes antioxidantes”, explica a especialista. Elaine recomenda o consumo de romã três vezes por semana.
A uva passa também é fonte de oligofrutossacarídeos com ação prebiótica no intestino (ajudam a manter as boas bactérias intestinais), além de conter fibras insolúveis, que facilitam o funcionamento do intestino. “Contêm também um mineral chamado boro que mantêm a saúde óssea, uma das regiões mais afetadas quando se está envelhecendo. Um estudo recente mostrou que acrescentar uva-passa no cardápio apresenta efeito positivo na diminuição do LDL colesterol”, explica Elaine.
A nutricionista lembra ainda que esse e outros estudos também mostram que a uva-passa, assim como outras fontes de carboidratos ricas em fibras e fitoquímicos, não aumenta o nível de triglicérides no sangue, um dado importante na prevenção de doenças cardiovasculares.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo