googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 5 de agosto de 2017

Saiba como a HBO foi hackeada e episódios de 'Game of Thrones' vazados

Especialista acredita que ataque possa ter relação com desatualização do Windows ou com aproveitamento da vulnerabilidade na segurança de computadores de funcionários específicos

© Divulgação / HBO
Após a HBO ser vítima de um ataque hacker na última segunda-feira (31), o quarto episódio da sétima temporada de "Game of Thrones" vazou na internet nesta sexta-feira (4). Além de episódios inéditos de seriados, foram roubados roteiros e dados de funcionários do canal, totalizando 1,5 TB de informações. Ainda sem informações da própria HBO, especialistas já têm teorias de como teria sido realizado o ataque.

Roderick Jones explicou em entrevista ao site "Digital Trends" que há uma série de possibilidades, mas duas teorias são mais fortes. A primeira delas e a mais provável é que o ataque à HBO tenha ocorrido devido a uma desatualização do Windows, como aconteceu com o WannaCry. “Isso criou uma vulnerabilidade para a HBO. Eu diria que é bastante provável, porque é aí que moram as fraquezas”, disse.

O fundador da empresa de cibersegurança Rubica e ex-membro da Scotland Yard lembra do ataque à Sony que causou o vazamento de episódios de “Orange is the new Black”, da Netflix. Segundo os responsáveis, os criminosos não procuravam pelo seriado, só queriam atingir computadores com Windows, como lembra o "Olhar Digital".
A outra teoria é que os hackers teriam buscado por vulnerabilidade em computadores de funcionários específicos que tenham acesso a informações privilegiadas. De acordo com o especialista, a maioria dos funcionários só se preocupa com segurança quando está na empresa. Eles acessam redes Wi-Fis públicas, por exemplo, e isso permite a interceptação de dados com facilidade.
Jones afirma que a indústria do entretenimento está “uns cinco ou seis anos atrasada” em relação à segurança digital.
Contudo, a divulgação do próximo capítulo pode não estar relacionada ao ataque hacker sofrido pela HBO no fim do mês passado. O vazamento veio do canal "Star India", um parceiro da HBO cujo logotipo aparece na cópia pirata do episódio, junto com o texto "apenas para visualização interna".
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo