googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Smartmatic acusa Venezuela de fraudar urna eletrônica

A empresa é responsável pelo processo de votação da Assembleia Constituinte no país

© Reuters
A empresa responsável pelo processo de votação da Assembleia Constituinte na Venezuela afirmou nesta quarta-feira (2) que o número sobre o comparecimento de eleitores às urnas foi manipulado pelo governo.

Segundo o CEO da Smartmatic, Antonio Mugica, os resultados registrados pelos sistemas da companhia e os relatados pelo Conselho Eleitoral Nacional (CNE) da Venezuela indicam "sem qualquer dúvida" que os números de participação oficial na eleição foram inflados.
"Nós estimamos que a diferença entre a participação de fato e a anunciada por autoridades seja de ao menos 1 milhão de votos", disse Mugica em Londres.
Segundo o governo venezuelano, mais de 8 milhões de pessoas (41,53% do total de eleitores do país) votaram a Constituinte. O número é contestado por opositores, que dizem que o processo é concebido para dar ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, poderes para suprimir o Congresso dominado pela oposição.
A Smartmatic foi criada pelos venezuelanos e começou a fornecer equipamentos de votação em 2004 durante a Presidência de Hugo Chávez. Atualmente a empresa fornece tecnologia eletrônica de votação para vários países.
De acordo com Mugica, a companhia conseguiu detectar a manipulação por causa do sistema eleitoral automatizado da Venezuela e uma auditoria permitirá conhecer a quantidade exata de participação. Segundo ele, o sistema desenvolvido pela empresa foi concebido para "revelar qualquer manipulação de resultados".
Contudo, segundo Mugica, os números produzidos por este sistema "podem ser ignorados pelas autoridades, que podem anunciar números errôneos no lugar". Por isso, o CEO ressaltou a necessidade de auditorias pelos partidos de oposição para validar os números proclamados.
Durante a eleição da Assembleia Constituinte, "a oposição não participou" no controle dos números, disse Mugica. Autoridades venezuelanas não responderam às acusações.
Mais cedo, a agência de notícias Reuters afirmou que só 3,7 milhões de pessoas haviam votado até às 17h30 (horário local) de domingo (30), lançando dúvidas sobre o número de comparecimento, já que a votação terminou por volta das 19h.
Após a votação, o governo dos Estados Unidos impôs sanções a Maduro e declararam que a Venezuela é uma ditadura.
REAÇÕES
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Julio Borges, disse que pedirá à procuradoria investigação sobre as acusações de que o número oficial de comparecimento às urnas foi inflado.
Borges diz que as informações divulgadas pela Smartmatic fornecem "confirmação completa" do que a oposição e analistas independentes já suspeitavam.
O reitor do CNE Luis Emilio Rondón, alinhado à oposição, exigiu uma auditoria para esclarecer a denúncia.
"O CNE deve responder com seriedade ante o país sobre a denúncia que a Smartmatic realizou sobre manipulação das cifras de participação", disse Rondón em uma rede social.
Antes do anúncio da Smartmatic, a oposição venezuelana havia decidido adiar para quinta-feira (3) protesto contra a instalação da Assembleia Constituinte. Desde domingo, os opositores ao regime chavista foram chamados a se manifestar contra o processo, chamado de "fraude".
O presidente da comissão do Executivo para a Constituinte, Elías Jaua, convocou uma marcha para acompanhar os candidatos eleitos para esta quinta, dia em que a Constituinte deve ser instalada.
A mobilização terá início às 9h (horário local, 10h de Brasília). Com informações da Folhapress.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo