googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Cientistas tentam pela primeira vez edição genética em doente vivo

Dentro de um mês, a equipe de investigadores saberá se a experiência está resultando ou não

© Lusa
Cientistas procuraram editar pela primeira vez um gene dentro do corpo, para alterar permanentemente o DNA de uma pessoa,, noticiou nesta quinta-feira (16) a agência Associated Press.

A experiência foi feita na segunda (13), na Califórnia, Estados Unidos, num doente com 44 anos, que recebeu bilhões de cópias de um gene corretivo e uma ferramenta genética para cortar o seu material genético num ponto exato.

O homem padece de uma doença metabólica chamada Síndrome de Hunter, caracterizada pela falta de uma enzima que controla determinados carboidratos que se acumulam nas células e causam lesões no organismo.
Dentro de um mês, a equipe de investigadores saberá se a experiência está resultando ou não. Ao fim de três meses, haverá conclusões definitivas. Se o teste for bem-sucedido, poderá dar um novo impulso à terapia genética.
Os cientistas têm editado genes com outros métodos, alterando células no laboratório que são depois implantadas nos doentes. Existem também terapias genéticas que não implicam a edição de DNA.
Estes métodos terapêuticos, contudo, servem para poucas doenças, alguns dão resultados que não são fiáveis, outros originam um novo gene, como se se tratasse de uma peça sobressalente, mas não permitem controlar a sua posição na sequência genética, podendo causar anomalias como o câncer.
A metodologia da equipe científica na Califórnia permitiu 'cortar' e 'abrir' o DNA, inserir um gene e fechar novamente esse DNA. A terapia inclui um novo gene e duas 'nucleases de dedo de zinco', uma classe de proteínas de ligação de DNA.
As instruções genéticas para cada um destes três elementos foram colocadas num vírus modificado, para que este não provocasse infecção. Bilhões de células foram injetadas no doente.
As instruções 'viajaram' para o fígado, onde as células as usaram para produzir nucleases de dedo de zinco e preparar o gene corretivo. As proteínas 'cortam' o DNA, permitindo que o novo gene entre na sequência genética. O novo gene direciona as células para produzirem a enzima de que o doente carece.
"Uma reparação invisível", segundo Sandy Macrae, presidente da empresa que está testando a técnica em duas doenças metabólicas e na hemofilia.
A técnica pode apresentar, no entanto, um risco: é que não há maneira de apagar um erro genético que a edição possa eventualmente causar. Além disso, não irá reparar as lesões de que o doente sofre, apenas poderá evitar que tenha de receber tratamentos enzimáticos semanais, que são caros e não previnem danos no cérebro.
Estudos de segurança que irão ser feitos vão envolver um máximo de 30 adultos, mas a intenção dos investigadores é usar o método para tratar crianças antes das lesões aparecerem.
Os doentes com Síndrome de Hunter podem ter infecções nos ouvidos, perda de audição, problemas respiratórios e cardíacos, na pele e nos olhos, nos ossos e nas articulações e nos intestinos. Com informações da Lusa. 
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo