googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Não é celíaco, mas é sensível ao glúten? O culpado se frutano

A sensibilidade ao glúten sem diagnóstico de doença celíaca pode ser o resultado de uma intolerância a carboidratos

© DR

Se há uns anos a exclusão do glúten era algo que apenas fazia parte da rotina das pessoas com a doença celíaca (uma patologia autoimune), nos dias de hoje aumentaram os casos em que a eliminação de alimentos com este conjunto de proteínas de origem cereal é feita por conta própria e sem qualquer aconselhamento médico.

A moda do 'sem glúten' é transversal a todo o mundo, mas é importante ressaltar que é possível ter algum tipo de sensibilidade ao ingrediente sem, de fato, ser celíaco.
Mas, por que isso acontece? A resposta foi dada recentemente por um estudo na Universidade de Monash (na Austrália), em que se chegou a conclusão que a culpa é do frutano, um açúcar presente nos carboidratos fermentáveis e que tende a ser pouco ou nada digerível.
Publicado na revista científica Gastroenterology, o estudo teve por base a participação de 59 adultos não celíacos, mas que tinham excluído por iniciativa própria esta proteína vegetal devido a um desconforto intestinal.
Todos os participantes foram convidados a comer ao longo de sete dias três barras de cereais diferentes, uma delas com glúten, outra com frutano e outra sem qualquer um destes nutrientes. Nenhum dos participantes sabia qual a composição das barras de cereais, lê-se no Science Alert.
Depois desta fase de ingestão dos alimentos de teste, os cientistas notaram que as barras com frutano causaram 15% mais inchaço e desencadearam ainda um aumento dos sintomas gastrointestinais na ordem dos 13%. A barra com glúten e a que serviu de controle não surtiram quaisquer efeitos nos participantes.
O frutano - que pode ser encontrado no trigo, na cevada, no centeio, na cebola, no alho, no grão-de-bico, etc. - é um carboidrato de cadeia curta e encaixa naquilo a que se chama em inglês de FODMAP.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo