googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Ataques aéreos no Iêmen fazem 30 mortos e dezenas de feridos

As mortes foram sequência de ataques aéreos contra um campo dos rebeldes Houthis na capital

© DR

O balanço anterior dos ataques - realizados pela coligação liderada pela Arábia Saudita - davam conta de 12 mortos e 80 feridos. A instalação visada era um campo de prisioneiros controlada pelos rebeldes Houthis, em Sanaa.

Na atualização dos dados, feita pela rede de televisão Al-Massira, controlada pelos rebeldes, não precisou quantos rebeldes e quantos prisioneiros tinham morrido no ataque. No balanço anterior a Al-Massira noticiou que apenas prisioneiros tinham morrido nos raides.
O campo - gerido pela polícia militar, subordinada aos rebeldes - foi alvo de sete ataques aéreos.
Um fotógrafo da France-Presse que se deslocou ao local reportou ter visto edifícios e veículos danificados. Um dos guardas precisou que os ataques começaram à 1h (2h em Brasília).
Segundo a mesma fonte, o primeiro ataque atingiu uma ala do campo onde se encontravam prisioneiros - vários dos quais tentaram fugir.
A cadeia Al-Massira adiantou que o campo albergava 180 detidos, feitos prisioneiros - na sua maioria - nas várias "frentes de guerra" no Iémen.
No domingo, pelo menos 26 rebeldes Houthis foram mortos em ataques aéreos atribuídos à coligação sob comando saudita, dirigidos contra um campo de treino na província de Hajjah (noroeste).
A coligação liderada por Riade começou a intervir no Iémen em março de 2015, para conter o avanço dos Houthis, apoiados pelo Irã. Os rebeldes já tinham conquistado várias regiões do país, incluindo a capital, Sanaa, cidade que ainda controlam.
Conflito
A guerra no Iêmen já fez mais de 8.750 mortos e 50 mil feridos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
As Nações Unidas consideram que o Iémen é, atualmente, a "pior crise humanitária do Mundo".
Na segunda-feira, o coordenador humanitário da ONU no Iêmen, Jamie McGoldrick, declarou que 8,4 milhões de pessoas naquele país estão à beira da fome.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo