googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Vídeo mostra tanques na Dutra rumo ao Rio para intervenção? Exército vai prender qualquer cidadão que estiver na rua sem RG após as 22h? Não é verdade!

Mensagens que circulam após a intervenção no Rio têm sido bastante compartilhadas. Exército desmente boatos.

Por Roney Domingos, G1
A decisão do governo federal de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro, na sexta-feira (16), tem dado margem à circulação de inúmeras mensagens nas redes sociais – muitas delas falsas.


Segundo publicação de "O Globo" Circula, por exemplo, no WhatsApp um vídeo com a movimentação de tanques em uma estrada acompanhado da legenda: "Rodovia Presidente Dutra. Rumo ao Rio de Janeiro. Agora o bicho vai pegar👇🏻👇🏻👇🏻". Mas não é verdade.

(Foto: G1)
O vídeo em questão circula desde 2013. E não se trata da Rodovia Presidente Dutra, e sim da Fernão Dias (BR-381), que liga São Paulo a Minas Gerais.

Consultado pelo G1, o Exército diz que o video é, de fato, antigo, e não tem nada a ver com a intervenção. As Forças Armadas dizem que as imagens mostram um deslocamento administrativo considerado normal.



Também circula nas redes sociais uma mensagem com uma ameaça de prisão para pessoas que circularem sem documentos e carteira de trabalho assinada após as 22h no Rio de Janeiro. Isso também não é verdade.


(Foto: G1)










Consultado pelo G1, o Exército informa que a mensagem é totalmente falsa.


Veja a íntegra da mensagem falsa:


"Min Ex:


Boletim interno SPOEX14/771_8


Defere em parecer de urgência que, à partir das 00:00 hrs do dia 18/02/2018, qualquer cidadão que estiver em via/rua depois das 22:00 terá que estar portando um documento de identificação junto com a CTPS assinada, caso contrário será levado sob custódia para um quartel (ainda a ser definido) na vila militar.


Ficam todos os cidadãos cientes que se algum menor de idade abaixo dos 18 anos que forem pegos na rua serão levados presos. Ficam proibidas a circulação de motocicletas a noite, em hipótese alguma será aceito justificativa. Algumas comunidades serão cercadas.


Quem for pego armado será levado imediatamente para um centro de triagem e averiguação, sendo sujeito a interrogação e procedimentos militares.


Carros que tentarem voltar na contra-mão correm o risco de serem parados a tiros salvaguardando assim o bem estar do agente. Serão dias difíceis porém necessários.


Exército brasileiro


BRAÇO FORTE - MÃO AMIGA"


Vídeo com tanques do Exército foi feito em 2013 (Foto: Reprodução/ Youtube)

É ou não é?’, seção de fact-checking (checagem de fatos) do G1, tem como objetivo conferir os discursos de políticos e outras personalidades públicas e atestar a veracidade de notícias e informações espalhadas pelas redes sociais e pela web. 


Via...G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo