googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 23 de março de 2018

EUA: congresso aprova lei com verba para muro com o México

A construção é uma das obsessões do presidente republicano

© Kevin Lamarque/Reuter

O Congresso norte-americano aprovou nesta sexta-feira (23), com o voto favorável do Senado, um projeto orçamental de 1,3 bilhões de dólares com mais dinheiro para a Defesa e menos do que o Presidente desejava para o muro com o México.

De madrugada, o Senado aprovou com 65 votos a favor e 32 contra o projeto com a despesa acordada entre republicanos e democratas (correspondente a bilhões de reais) que a Câmara dos Representantes já tinha aprovado na quinta-feira, com 256 votos a favor e 167 contra.
O Presidente, Donald Trump, promulgará a lei orçamental federal antes da próxima meia-noite, para assim evitar que os Estados Unidos enfrentem uma terceira paralisação administrativa parcial num período de poucas semanas.
O orçamento aprovado pelo Congresso com o apoio dos líderes democratas inclui uma verba de 1.6 bilhões de dólares para iniciar a construção do muro na fronteira com o México, uma das obsessões de Trump.
Este montante fica, contudo, muito distante dos 25 bilhões (cerca de 82 bilhões de reais) que o Presidente tinha pedido ao Congresso.
A lei inclui também um aumento de 66 bilhões de dólares para o Pentágono, cujo orçamento ascenderá aos 700 bilhões de dólares.
No acordo aprovado, não há qualquer referência aos jovens ilegais conhecidos como "Dreamers" ("Sonhadores"), ameaçados de deportação pelas políticas migratórias de Trump e cujo futuro foi imposto como condição pelos democratas para aprovarem a lei orçamental. Com informações da Lusa.
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo