googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Cidade vende notas de 0 euro para lembrar aniversário de Marx

Trier foi berço do autor do "O Manifesto Comunista"

© REUTERS/Wolfgang Rattay

A alemã de Trier não consegue suprir a demanda por notas de zero euro, ilustradas com o rosto de seu cidadão mais famoso, o filósofo e sociólogo, "pai do socialismo", Karl Marx, vendidas por 3 euros cada como parte das comemorações dos 200 anos de seu nascimento.

Os trabalhos mais conhecidos e influentes de Marx são "O Manifesto Comunista", escrito junto com Friedrich Engels e publicado em 1848, e sua análise crítica do capitalismo "O Capital", lançado duas décadas depois.

O Departamento de Turismo da cidade de origem romana, que fica quase 200 km a oeste de Frankfurt, quase na fronteira com Bélgica e França, disse que já havia vendido cinco mil das notas roxas, que parecem com notas verdadeiras de euro, mas são identificadas como "souvenir", e que está imprimindo mais 20 mil.
Marx, que acreditava que o capitalismo seria suplantado pelo socialismo, passou os primeiros 17 anos de sua vida em Trier. A cidade sente orgulho de um de seus moradores mais famosos, embora alguns alemães responsabilizem suas ideias pela ascensão de ditadores comunistas na Rússia, China e em Cuba e pela divisão de seu país durante a Guerra Fria.
A cidade está aproveitando ao máximo o aniversário de 200 anos de seu nascimento que acontecerá no dia 5 de maio. Outros itens comemorativos incluem um pato de borracha barbado com uma cópia de "O Capital" debaixo de uma asa, representando Marx. Com informações da Folhapress. 
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo